Análise do perfil dos alunos do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UEA (PPGICH-UEA) 2016-2022

  • Shirlei Regina Vilar da Costa Piñeiro

Resumo

A pesquisa teve por objetivo analisar o perfil dos alunos que estiveram ou que ainda se encontram vinculados no Mestrado em Ciências Humanas (MCH) do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Trata-se de um estudo de caso
de caráter exploratório descritivo, de abordagem quantitativa, realizado em 2022, a partir de múltiplas fontes de evidências como forma de chancelar as premissas destacadas. O PPGICH até 2022 entregou à sociedade 91 mestres em Ciências Humanas, com Tempo Médio de Titulação (TMT), classificado pela área de avaliação da CAPES – Interdisciplinar (Área 45), como “Muito Bom”. Verificou-se que, das 129 matrículas institucionais criadas para o corpo de alunos, o gênero
feminino sobressaiu em participação, que a média de idade dos alunos no ingresso do curso é inferior à média de idade de ingresso em cursos stricto sensu auferida pela CAPES, que há maior representação de estudantes autodeclarados pardos, solteiros, de naturalidade amazonense e que mais da metade dos acadêmicos do PPGICH receberam bolsas de estudos para possibilitar dedicação exclusiva durante a sua jornada acadêmica. Embora exista desigualdade de participação de gêneros, há sutil tendência de homogeneização e equilíbrio entre eles, a longo prazo; há sub-representação das populações negra e indígena no corpo discente do Programa, sinalizando a carência de políticas públicas para inserção destas comunidades, em nível stricto sensu e que mesmo considerando as limitações de acesso ao Estado, a nucleação do PPGICH em Manaus e, sobretudo em Tefé, permitiu o alcance da educação em nível stricto sensu, a partir da mobilidade de alunos advindos de 70% das microrregiões do Amazonas, refletindo diretamente na estratégia de interiorização da Pós-Graduação stricto sensu no Estado, proposta pela Universidade do Estado do Amazonas.

Publicado
2023-12-12
Como Citar
DA COSTA PIÑEIRO, Shirlei Regina Vilar. Análise do perfil dos alunos do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UEA (PPGICH-UEA) 2016-2022. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 19, p. 130-147, dez. 2023. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/3294>. Acesso em: 12 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/cc-ppgich.v0i19.3294.