A educação em István Mészáros:

reflexões por uma prática educacional transformadora

  • Daniel Silva Brandão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a concepção de educação de István Mészáros a partir de suas teorizações, concepções e compreensões educacionais em A educação para além do capital (2005), afim de refletir acerca da construção de uma prática educacional transformadora, tal como uma alternativa sustentável. Parte da necessidade em perceber uma urgente mudança na estrutura social hegemônica a partir da educação. Considera neste debate amplo o estado, a função e a busca teórico-educacional por postular uma concepção autêntica, distante dos limites coercitivos do capital, bem como que cumpra com os objetivos históricos atribuídos à educação, seja ela formal, informal ou não-formal. Entende nesse embate que, para instituir uma mudança radical, é necessário refletir sobre a crítica ao organismo sociometabólico do capital, além de construir uma crítica que busque romper com a incorrigível lógica do capital, tendo em vista os objetivos reais da educação: a emancipação humana.

Publicado
2023-12-12
Como Citar
BRANDÃO, Daniel Silva. A educação em István Mészáros:. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 19, p. 86-101, dez. 2023. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/3292>. Acesso em: 11 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/cc-ppgich.v0i19.3292.