Racismo e Educação:
Possibilidades (est)ético-políticas
Resumo
Neste trabalho, propomos uma possível aproximação entre autores como Michel Foucault (1979;1988; 2005; 2008a/b; 2010), Achille Mbembe (2017a/b; 2018), Adorno (1983) e Da Silva (2019, 2021, 2022) entre outros, a fim de discutir alguns aspectos de um entendimento sobre o racismo, enquanto uma tecnologia política de poder e a educação, como forma de subjetivação das relações de poder, tendo em vista nosso contexto contemporâneo. A ideia é integrar os conceitos abordados pelos estudiosos e refletir sobre a situação emergente da educação brasileira, bem como discutir algumas possibilidades teórico-metodológicas e conceituais nesse campo. Buscamos, então, elaborar uma pesquisa qualitativa com caráter bibliográfico, de modo ensaístico, sobre as condições da educação e sociedade brasileira. Nesse sentido, o objetivo desse ensaio é discutir alguns aspectos dos desdobramentos da educação como elemento da necropolítica no Brasil.