Reabilitação facial por meio de prótese óculo-palpebral em paciente submetido a exérese de carcinoma espinocelular: relato de caso

  • Cristiane Maria Brasil Leal Universidade do Estado do Amazonas
  • Erick Rodrigues Meireles Universidade do Estado do Amazonas
  • Daluna Abadder de Vasconcelos Felipe Universidade do Estado do Amazonas
  • Brigitte Nichthauser Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A prótese óculo-palpebral é uma prótese bucomaxilofacial que restabelece a estética facial e protege as áreas expostas de pacientes acometidos por mutilações faciais, devolvendo-lhes autoestima e convívio social. Este trabalho visa relatar a reabilitação facial por meio de prótese óculo-palpebral em paciente submetido a exérese de carcinoma espinocelular. Paciente gênero masculino, 84 anos, procurou o Centro de Especialidades Odontológicas da Universidade do Estado do Amazonas, queixando-se da necessidade de reabilitação facial. Na anamnese relatou ter realizado cirurgia para exérese de um carcinoma espinocelular que provocou mutilação na região direita da face. Foi planejado como tratamento a confecção de uma prótese óculo-palpebral. Foram realizadas tomadas fotográficas em diferentes ângulos para observar os detalhes anatômicos e expressões faciais. Depois, foram moldados os terços superior e médio da face com alginato para obtenção do modelo de trabalho sobre o qual foi realizada a escultura em argila e definição da simetria facial. Em seguida, a escultura de argila foi transformada em cera e levada a face do paciente para prova e ajustes. A cera foi incluída na mufla e contra-mufla, eliminada e obteve-se uma cópia em negativo na qual foi polimerizada a resina acrílica termopolimerizável. Com a peça já acrilizada, foi confeccionada uma prótese ocular também em resina acrílica termopolimerizável e caracterização final da peça que foi fixada nos óculos para proporcionar melhor retenção. O paciente demonstrou satisfação com o restabelecimento da anatomia facial. A prótese óculo-palpebral devolveu estética facial, protegeu a região mutilada e restituiu autoestima e reintegração social do paciente.

Publicado
2021-02-18
Como Citar
LEAL, Cristiane Maria Brasil et al. Reabilitação facial por meio de prótese óculo-palpebral em paciente submetido a exérese de carcinoma espinocelular: relato de caso. Revista de Ciências da Saúde da Amazônia, [S.l.], n. 1, p. 3-19, fev. 2021. ISSN 2447-486X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/cienciasdasaude/article/view/1629>. Acesso em: 28 abr. 2024.