Perfil epidemiológico e sociodemográfico de uma comunidade no interior do Estado do Pará/Brasil acompanhada por um projeto de extensão universitário

  • Ana Beatriz Saraiva Centro Universitário do Estado do Pará
  • Rita Cristina Alcântara Centro Universitário do Estado do Pará

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico e sóciodemográfico de uma comunidade no interior do Estado do Pará/Brasil acompanhada por um projeto de extensão universitário. Métodos: Trata-se de um estudo documental descritivo realizado no Centro Universitário do Estado do Pará, no qual foram analisadas ao todo 140 fichas, aplicados aos moradores da comunidade do Cupu do município de Igarapé Açu no ano de 2017. Resultados: A partir dos dados coletados foi possível observar que a maioria dos moradores é do sexo masculino, com idade de 18 a 59 anos com o ensino fundamental incompleto ebaixa renda. Sobre as condições de moradia observou-se que 50% das casas são de taipa não revestida, 84,2% dos moradores utilizavam poço artesanal como fonte de água e 15,8% usavam o rio; 81,1% possuíam banheiro rústico e 62,8% queimavam o lixo doméstico. Como resultado dos dados clínicos: 15,7% das pessoas apresentavam hipertensão arterial sistêmica, 14,2% possuíam alergia alimentar; 30% tinham quedas frequentes; 27% referiram dores lombares e 51,4% estavam com as vacinas atrasadas.Conclusão:Apesar de a comunidade ser próxima a capital, ainda sim apresenta característica de grande vulnerabilidade. Com o intuito de diminuir essa vulnerabilidade, as universidades incentivam os seus alunos a se inserirem nas comunidades fazendo a troca de experiências e conhecimentos, gerando assim benefícios tanto para os alunos, que praticam suas habilidades e ganham experiências, quanto para a comunidade que recebe atendimento e orientações, incentivando a sua autonomia na resolução de questões que envolvem os diferentes aspectos que afetam a qualidade de vida.

Publicado
2021-12-30
Como Citar
SARAIVA, Ana Beatriz; ALCÂNTARA, Rita Cristina. Perfil epidemiológico e sociodemográfico de uma comunidade no interior do Estado do Pará/Brasil acompanhada por um projeto de extensão universitário. Revista de Ciências da Saúde da Amazônia, [S.l.], n. 1, p. 98-106, dez. 2021. ISSN 2447-486X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/cienciasdasaude/article/view/1628>. Acesso em: 27 abr. 2024.