SOFTWARE EDUCACIONAL NO POWERPOINT E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: APRENDIZAGEM DE DIVISÃO NO 6º ANO

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados obtidos na pesquisa desenvolvida em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Corintho Borges Façanha na cidade de Tefé-AM. Teve-se como objetivo verificar as principais contribuições do software educacional desenvolvido no PowerPoint utilizando como estratégia a resolução de problemas na perspectiva de Polya na aprendizagem do conteúdo de Divisão com números naturais. Para tal construímos um software educacional (Treino de Resolução de Problemas) no intuito de facilitar a compreensão dos alunos na resolução de situações problemas. Como abordagem metodológica utilizou-se a pesquisa qualitativa e como modalidade a pesquisa-ação. As técnicas e os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, pré-teste, pós-teste, oficina metodológica e questionário. Como técnica de análise de dados, utilizamos a análise interpretativa. Os resultados obtidos sinalizaram que por meio da tecnologia em consonância com a resolução de problemas os alunos desenvolveram a habilidade de resolver problemas de divisão, fato que não se havia evidenciado antes da realização das atividades interventivas planejadas.


 

Referências

ALLEVATO, N. S. G. As concepções dos alunos sobre resolução de problemas ao utilizarem o computador no estudo de funções. Paradigma, Rio Claro, São paulo, v. 28, n. 1, p. 131-156, fev-jun. 2007. Disponível em: http://w3.ufsm.br/carmen/disciplinas/Tics/winplot/abordagem_alunos.pdf. Acesso em: 12 set. 2017.

ALVES, E. L. Menos com menos é menos ou é mais?: resolução de multiplicação e divisão de números inteiros por alunos do ensino regular e da educação de jovens e adultos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12615/1/ELA.pdf. Acesso em: 12 set. 2017

ARAÚJO, J. L; BORBA, M. C. Construindo pesquisas coletivas em Educação Matemática. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 5.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

ARMELIATO, E. Jogos computacionais na educação: uma aplicação ao ensino de música. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/259468/1/Armeliato_Edgar_M.pdf. Acesso em: 22 jun. 2017.

BENVENUTTI, L C. A Operação Divisão: um estudo com alunos de 5ª série. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Luciana%20Cardoso%20Benvenutti.pdf. Acesso em: 15 maio. 2017.

BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. Educação matemática: pesquisa em movimento. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

CARVALHO, M. Problema? Mas que problemas?!: estratégias de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. 5 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

CRIVELLI, L. O. F.; GAMA, A. S. A produção de jogos no powerpoint: explorando possibilidades com alunos portadores de necessidades especiais. Revista Funec Científica – Educação, Santa Fé do Sul (SP), v. 1, n. 1, p. 15-29, jan-jun. 2015. Disponível em: https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=EDUC&page=article&op=view&path%5B%5D=1594&path%5B%5D=1591. Acesso em: 12 ago. 2017.

DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática; 2009.

GUIÃO DE IMPLEMENTAÇÃO TÉCNICA. Orientações para Pré e Pós-Teste. São Francisco/ Estados Unidos: I-Tech, 2008. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/61666438/orientacoes-para-pre-e-pos-teste. Acesso em: 15 maio. 2017.

LIMA, E. R. P. O.; MOITA, F. M. G. S. A tecnologia e o ensino de química: jogos digitais como interface metodológico. In.:Tecnologia Digitais na Educação. (org.) Robson Pequeno de Sousa, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Mota, Ana Beatriz Gomes de Carvalho. Campina Grande: EDUEPB, p. 131-154, 2011. Disponível em: http://www.clam.org.br/bibliotecadigital/uploads/publicacoes/1484_991_sousa-9788578791247.pdf. Acesso em: 12 ago. 2017.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Altas, 2010.

MENDES, I. A. Tendência metodológicas no ensino de matemática. Belém: EDUFPA, 2008. Disponível em: http://www.iranmendes.com/livros-ou-edicoes/#. Acesso em: 23 maio. 2017.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: Um novo aspecto do método matemático. 2 ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

SANTOS, G. L. L. Jogos lúdicos utilizando recursos computacionais básicos para o ensino de química. 2014. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Faculdade de Pernambuco, Campina Grande, 2014. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/6644/1/PDF%20-%20Guilherme%20Leoc%C3%A1rdio%20Lucena%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 12 ago. 2017.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SPINK, M. J.; MENEGON, V. M.; MEDRADO, B. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicologia & Sociedade, vol. 26, n. 1, 32-43 p. 2014. ISSN 1807 -0310. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v26n1/05.pdf. Acesso em: 23 maio. 2017

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012.
Publicado
2025-09-18
Como Citar
MARTINS, Ezequiel Bruno Pinheiro; RIBEIRO, Robert Luis Lara; MOTA, Denise Medim da. SOFTWARE EDUCACIONAL NO POWERPOINT E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: APRENDIZAGEM DE DIVISÃO NO 6º ANO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 24, n. 38, p. e25015, set. 2025. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/4755>. Acesso em: 15 nov. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v24.n38.4755.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##