CONCEPÇÃO DOS/AS PROFESSORES/AS QUILOMBOLAS SOBRE OS DESAFIOS E BENEFÍCIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA COM BASE NA REALIDADE: ETNOMATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA
Resumo
A Etnomatemática surgiu como resposta ao Movimento da Matemática Moderna (MMM) e aos modos, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem de Matemática assentados em velhos modelos tradicionais que aqui circulavam. Para tanto, este trabalho teve como objetivo analisar a concepção de professores/as quilombolas que ensinam Matemática, na perspectiva da Etnomatemática em uma escola quilombola, sobre os desafios e benefícios de ensinar Matemática com base na realidade quilombola. Como coadjuvantes, descrevemos o Programa Etnomatemática no Brasil e identificamos as contribuições deste Programa para a Educação Escolar Quilombola. De cunho qualitativo, o estudo baseou-se na pesquisa bibliográfica e, para a coleta de dados, utilizamos o questionário aberto por meio do Google Forms, sendo a análise dos dados feita por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que, apesar de os/as professores/as compreenderem a importância de ensinar Matemática consoante à realidade, estes/as profissionais encontram dificuldades conceituais e pedagógicas para ensinar Matemática mantendo a cultura; sofrem com a falta de formação continuada, desenvolvimento de ações pedagógicas e estruturais por parte da gestão escolar, além da necessidade de políticas públicas, afirmativas e sociais para as escolas quilombolas, como forma de fortalecer o traço socioetnocultural da comunidade.
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