UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE ÂNGULO PROPOSTO NO LIVRO DIDÁTICO DO 4º E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APROVADO PELO PNLD/2023
Resumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento e tem como objetivo analisar o ensino de ângulos proposto no livro didático (LD) do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O LD é um recurso essencial nas aulas de Matemática, servindo tanto para alunos quanto para professores, e está presente em quase todas as escolas, tornando-se um recurso acessível a todos no âmbito educacional. Isso justifica a relevância desta pesquisa. Para desenvolver este estudo, utilizamos como base teórica e metodológica, a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard. Esse referencial permitiu realizar uma análise praxeológica e investigar como o ensino de ângulos é abordado no LD, além das tarefas e técnicas priorizadas. A análise revelou que a maioria das tarefas propostas busca explorarem diferentes técnicas. Além disso, para contribuir com a construção da noção de ângulo, os autores utilizam contextualizações e ilustrações de situações cotidianas do aluno.
Referências
BITTAR, M. A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos. Zetetiké, Campinas/SP, v. 25, ISSN 2176-1744, 2017.
BOSCH, M.; CHEVALLARD, Y. Ostensifs et sensibilitéaux ostensifs dansl'activité mathématique. In: Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage. 1999. p. 77-124.
CHEVALLARD, Y. Approche anthropologique du rapportausavoir et didactique des mathématiques. DansS. Maury& M. Caillot (Éds), Rapportausavoir et didactiques (pp. 81-104). 2003. Paris :Fabert.
GIOVANNI JR. J. R. A conquista: matemática: 4º ano ensino fundamental: anos iniciais – 1º ed. – São Paulo: FTD, 2021.
GIOVANNI JR. J. R. A conquista: matemática: 5º ano ensino fundamental: anos iniciais – 1º ed. – São Paulo: FTD, 2021.
PAVANELLO, R. M. Por que ensinar/aprender Geometria? 2004. Disponível em: https://bit.ly/39GoLKX. Acesso em: 08 fev. 2024.
PAIS, L. C. Ensinar e aprender Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SANTOS, Marcelo Câmara; MENEZES, Marcus Bessa. A teoria antropológica do didático: uma releitura sobre a teoria. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 2015.












