APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL USANDO MATERIAIS MANIPULÁVEIS

Resumo

O ensino da Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental deve contribuir para que os alunos consigam se movimentar adequadamente no contexto no qual transcorrem suas vidas. No entanto, mesmo sendo uma área importante da matemática, no espaço escolar a Geometria não recebe atenção que merece. Superar essa situação constitui-se num desafio para os docentes que ensinam matemática às crianças desse nível educacional. Uma opção é o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino baseadas no uso de materiais manipuláveis que permitam que os alunos vivenciem ao nível concreto os conhecimentos geométricos. Ao fim de verificar essa opção, foi desenvolvida a pesquisa aqui exposta cuja pergunta norteadora foi: O desenvolvimento de aulas baseadas no uso de materiais manipuláveis, no contexto de uma metodologia ativa, contribui com a aquisição dos conceitos geométricos chave que os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental devem aprender? A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo, e foi desenvolvida na modalidade de estudo de caso, sendo realizada em uma escola pública (municipal) situada no interior do de Minas Gerais e envolvendo uma turma de estudantes de terceiro ano, alunos da pesquisadora. A metodologia ativa implementada foi uma Oficina Pedagógica na qual os alunos deviam construir uma Pipa Tetraédrica. A pesquisa permitiu obter evidências relativa à aprendizagem dos conceitos de triângulo e tetraedro; além dos conhecimentos geométricos os alunos vivenciaram a importância do trabalho coletivo para a produção do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento matemático, compreendendo que, ao trabalhar juntos, acrescentam-se as oportunidades de elaborar conclusões, descrever e representar, de forma organizada, os passos de toda atividade de Aprendizagem

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Publicado
2025-09-22
Como Citar
CARVALHO, Cleonice Medeiros; GONZÁLEZ, Fredy Enrique. APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL USANDO MATERIAIS MANIPULÁVEIS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 24, n. 38, p. e25016, set. 2025. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3858>. Acesso em: 15 nov. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v24.n38.3858.

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