TEM CIENTISTA NO INTERIOR DO AMAZONAS: CIÊNCIA NA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

  • Bianca Darski-Silva Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Núcleo de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, Tefé, Amazonas, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9714-3662

Resumo

Este artigo trata de um relato de experiência de criação e aplicação de materiais de divulgação científica focados na Amazônia. Apresento esta experiência em três partes: Criação de artigo de divulgação científica; Criação de história em quadrinhos baseada em artigo de divulgação científica; Aplicação de material de história em quadrinhos em oficinas voltadas para o público infanto-juvenil. O tema destes materiais e das oficinas foram uma pesquisa científica realizada sobre aves que habitam as várzeas amazônicas. No artigo de divulgação científica, foi dado destaque para a simplificação de termos técnicos e objetivos da pesquisa. Na história em quadrinhos, o foco foi a representação de personagens, paisagem e contexto social. Nas oficinas, o foco foi a prática de cientistas em campo e os equipamentos utilizados, como binóculos. Os materiais foram criados com o propósito de popularizar a ciência sobre a temática amazônica. No contexto escolar, estes materiais, aplicados em oficinas com crianças e adolescentes, contribuem para o pensamento crítico sobre ciência e também para o aumento da representatividade da Amazônia no currículo escolar.

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Publicado
2023-07-30
Como Citar
DARSKI-SILVA, Bianca. TEM CIENTISTA NO INTERIOR DO AMAZONAS: CIÊNCIA NA HISTÓRIA EM QUADRINHOS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 20, n. 34, p. e23021, jul. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3744>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v20.n34.3744.

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