ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE QUELÔNIOS DO RIO ARAGUAIA

  • Ana Paula Vitória Costa Rodrigues Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, Pará, Brasil
  • Marcela Alvares Oliveira Centro Universitário Aparício Carvalho (FIMCA), Porto Velho, Rondônia, Brasil http://orcid.org/0000-0002-4129-993X
  • Darlan Batista Queiroz Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil

Resumo

A preservação dos quelônios do Rio Araguaia é um desafio crucial para a conservação da biodiversidade local. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto das atividades de educação ambiental na conscientização da comunidade sobre a importância dessas espécies. Para isso, foram realizadas palestras em escolas e na comunidade, seguidas da aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio e posterior dos participantes. Os resultados demonstraram uma significativa mudança de percepção e conhecimento, com a maioria dos participantes reconhecendo a importância dos quelônios e concordando com a necessidade de protegê-los para evitar a extinção. Esses achados ressaltam a eficácia das ações de educação ambiental na promoção da conservação dos quelônios e na sensibilização da comunidade para a preservação da biodiversidade local. Este estudo destaca a importância da educação ambiental como uma ferramenta fundamental para a proteção das espécies e a sustentabilidade do ecossistema a longo prazo

Referências

ALHO, C. J. et al. Amazonian freshwater habitats experiencing environmental and socioeconomic threats affecting subsistence fisheries. Ambio, v. 44, n. 5, p. 412-425, 2015.

ANDRADE, P. C. M. et al. Community-Based Conservation and Management of Chelonians in the Amazon. Frontiers in Ecology and Evolution, v. 10, p. 769328, 2022.

ATAÍDES, A. G.; MALVASIO, A. Efeitos de práticas de Educação Ambiental sobre o conhecimento e atitudes em relação aos quelônios amazônicos, entre alunos de escolas públicas na região da bacia do Baixo Xingu (PA). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 4, p. 185-203, 2019.

BASILE, C. G. Environmental education as a catalyst for transfer of learning in young children. The Journal of Environmental Education, v.32, n.1, p. 21-27, 2000.

BONIN, F. et al. Turtles of the Wold. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2006.

BRITO, E. S. et al. Chelonian predation by jaguars (Panthera onca). Chelonian Conservation and Biology, v. 17, n. 2, p. 280-283, 2018.

BUTLER, C. J. A review of the effects of climate change on chelonians. Diversity, v. 11, n. 8, p. 138, 2019.

CORTÉZ-GÓMEZ, A. M. M. et al. Ecological functions of neotropical amphibians and reptiles: a review. Universitas Scientiarum, v. 20, n. 2, p. 229-245, 2015.

CUNHA, M. C.; ALMEIDA, M. B. Enciclopédia da Floresta: o Alto Juruá: práticas e conhecimentos das populações. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.

EL BIZRI, H. R. et al. Urban wild meat consumption and trade in central Amazonia. Conservation Biology, v. 34, n. 2, p. 438-448, 2020.

ERICKSON, J.; BACCARO, F. Nest predation of the yellow-spotted Amazon River turtle (Podocnemis unifilis, Troschel, 1848) by the fire ant (Solenopsis geminata, Fabricius, 1804) in the Brazilian Amazon. The Herpetological Journal, v. 26, n. 2, p. 183-186, 2016.

EVANS, S. M.; GILL, M. E. Schoolchildren as educators: The indirect influence of environmental education in schools on parent´s attitudes toward the environment. Journal of Biological Education, v.30, n.4, p.243-249, 1996.

FALCÓN, W. et al. Frugivory and seed dispersal by chelonians: a review and synthesis. Biological Reviews, v. 95, n. 1, p. 142-166, 2020.

FARIA, V. A.; MALVÁSIO, A. Aspectos sobre a caça, comercialização e consumo de quelônios na região do Corredor Ecológico Araguaia Bananal no Estado do Tocantins. Revista Ouricuri, v. 8, n. 2, p. 026-048, 2018.

FRAZIER, J. G. Conservación basada en la comunidad. In: ECKERT, K. L. et al. (Eds). Traducción al español. Técnicas de investigación y manejo para la conservación de las tortugas marinas. Grupo Especialista en Tortugas Marinas. UICN/CSE 4: 2000. p. 16-20.

GAMBA, F. B. et al. Priority areas and integrated actions for the conservation of Amazonian turtle populations historically over-exploited by humans. Etnhobiology and Conservation, v. 11, p. 19, 2022.

GIBBONS, J. W. et al. Demographic and ecological factors affecting conservation and management of the Diamondback (Mallaclemys terrapin) in South Carolina. Chelonian Conservation and Biology, n. 4, n.1, p. 66–74, 2001.

GOLDMAN, D. et al. Environmental literacy in teacher training in Israel: Environmental behavior of new students. The Journal of Environmental Education, v.38, n.1, p. 3–20, 2006.

GONZALEZ, R. C. et al. Lista dos Nomes Populares dos Répteis no Brasil–Primeira Versão. Herpetologia Brasileira, v. 9, n. 2, p. 121-214, 2020.

GUEDES, T. B. et al. Lista de répteis do Brasil: atualização de 2022. Herpetologia Brasileira, v. 12, n. 1, p. 56-161, 2023.

JACOBSON, S. K. Conservation education programmes: evaluate and improve them. Environmental Conservation, v. 14, p. 201–206, 1987.

LUZ, V.; MALVASIO, A. Percepção e Educação Ambiental para a Conservação de Quelônios no Município de Santa Maria das Barreiras, Pará, Brasil. Interacções, v. 19, n. 65, p. 1-25, 2023.

MEDEIROS, A. M. et al. Traditional Knowledge on the use of Turtles in a Protected Area of the Amazon in Maranhão (Brazil): A Conservation Proposal. Journal of Ethnobiology, v. 43, n. 2, p. 165-175, 2023.

MOLL, D.; MOLL, E. O. The ecology, exploitation, and conservation of river turtles. New York: Oxford University Press, 2004.

MORCATTY, T. Q.; VALSECCHI, J. Social, biological, and environmental drivers of the hunting and trade of the endangered yellow-footed tortoise in the Amazon. Ecology and Society, v. 20, n. 3, 2015.

PARRY, L. et al. Wildlife harvest and consumption in Amazonia's urbanized wilderness. Conservation Letters, v. 7, n. 6, p. 565-574, 2014.

PANTOJA-LIMA, J. et al. Chain of commercialization of Podocnemis spp. turtles (Testudines: Podocnemididae) in the Purus River, Amazon basin, Brazil: current status and perspectives. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, v. 10, p. 1-11, 2014.

PEZZUTI, J. C. B. et al. Commoning in dynamic environments: community-based management of turtle nesting sites on the lower Amazon floodplain. Ecology and Society, v. 23, n. 3, 2018.

OLIVEIRA, M. A. et al. Traditional knowledge applied to hunting and breeding of the vulnerable Yellow-footed Tortoise (Chelonoidis denticulatus) in the Cazumbá-Iracema Extractive Reserve, Acre, Brazil. Ethnobiology and Conservation, v. 11, p.12, 2022.

REBÊLO, G. H.; PEZZUTI, J. C. B. Percepções sobre o consumo de quelônios na Amazônia, sustentabilidade e alternativas ao manejo atual. Ambiente e Sociedade, v.3, n.6, p. 85-104, 2000.

REIGADA, C.; TOZONI-REIS, M. F. C. Educação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de Pesquisa-Ação. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 149-159, 2004.

ROCHA, J.; TERÁN, A. O projeto manejo de quelônios amazônicos “Pé-de-Pincha” e sua contribuição na educação científica em duas comunidades ribeirinhas do assentamento agrícola “Vila Amazônia”, Parintins-AM. Revista Areté, v. 4, n. 6, p. 57-70, 2017. Disponível in: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/15

SALERA, G. Avaliação da predação de Podocnemis expansa e Podocnemis unifilis (Testudines, Podocnemididae) no rio Javaés, Tocantins. Acta Amazonica, v. 39, p. 207-213, 2009.

SCHNEIDER, L. et al. History of turtle exploitation and management techniques to conserve turtles in the Rio Negro Basin of the Brazilian Amazon. Chelonian Conservation and Biology, v. 10, n. 1, p. 149-157, 2011.

TOSTA, C. S. et al. A percepção ambiental sobre duas espécies de quelônios amazônicos por estudantes do município de Lagoa da Confusão–Tocantins. Humanidades & Inovação, v. 10, n. 12, p. 192-203, 2023.

VAUGHAN, C. et al. The effect of environmental education on schoolchildren, their parents, and community members: A study of intergenerational and intercommunity learning. The Journal of Environmental Education, v.34, p. 12-21, 2003.

WALDEZ, F. et al. Monitoreo Participativo De La Caza De Quelonios (Podocnemididae) Por Ribereños En El Bajo Río Purús Y Protección De Lugares De Desova En La Rds Piagaçu-Purus, Brasil. Revista Colombiana de Ciencia Animal, v. 5, n. 1, p. 4-23, 2013.
Publicado
2023-07-30
Como Citar
RODRIGUES, Ana Paula Vitória Costa; OLIVEIRA, Marcela Alvares; QUEIROZ, Darlan Batista. ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE QUELÔNIOS DO RIO ARAGUAIA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 20, n. 34, p. e23019, jul. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3664>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v20.n34.3664.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##