MAPEAMENTO DE APRENDIZAGENS NO CONTEXTO DA MEDIAÇÃO EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS

Resumo

A mediação é um dos principais atributos que caracteriza os museus de ciências. Ela acontece através das exposições, experimentos, diálogo entre os visitantes, mas principalmente pela atuação dos monitores que enriquecem a experiência do público. Assim, neste trabalho, buscamos mapear as aprendizagens mobilizadas por uma monitora no contexto de uma exposição sobre eletricidade, no museu Espaço Ciência. A pesquisa se ancora em perspectiva ampla de aprendizagem denominado Resultados Genéricos da Aprendizagem (RGA).  A construção dos dados envolveu videografia e uma entrevista de autoconfrontação, os quais evidenciaram o desenvolvimento de múltiplas dimensões de aprendizagem a partir da experiência museal da mediação com púbico.

Referências

ACIOLY-REGNIER, N.M. Educação Formal, não formal e informal: desconstruir muros que separam para enfatizar os poros invisíveis entre diferentes formas de aprender In: FERREIRA, A.
L.; ACIOLY-REGNIER, N.M. (org.) Processos interativos nos espaços da periferia: entre psicologia e formação humana. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2011.

ANDRÉ, M. Etnografia na prática escolar. Campinas: Papirus, 2013.

ALVES, G. H. V. S. Os mediadores do Ciências Sob Tendas: análise de suas percepções acerca das contribuições de um museu de ciências universitário. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, 2020.

ALVES, V. A.; CUNHA, D. M. Aspectos metodológicos de uma análise situada da atividade docente: a autoconfrontação cruzada. Disponível em: Anais do I Seminário Nacional de Educação Profissional – SENEPT. Belo Horizonte 2008.

BARROS, L. G.; LANGHI, R.; M., Martha. A investigação da prática de monitores em um observatório astronômico: subsídios para a formação. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, p. e3405, 2018.

BERDNIKOFF, A. N.; DA SILVA, J. R. S. Os saberes museais dos mediadores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 856-876, 2020.

BRITO, F. Experimentando a mediação: desafio constante. In: MASSARANI, L. (Ed.) Workshop sul americano e Escola de mediação em Museus e Centros de Ciências. Rio de Janeiro: Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, 2008. p. 37- 42.

CARLÉTTI, C.; MASSARANI, L. Mediadores de centros e museus de ciência: um estudo sobre quem são estes atores-chave na mediação entre a ciência e o público no Brasil. Journal of Science Communication, v. 14, n. 2, p. 1-17, 2015.

CLAXTON, G. O desafio de aprender ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CLOT, Y. A Função Psicológica do Trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

COSTA, A. G. Os "explicadores" devem explicar? In: MASSARANI, L. (Org). Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de Ciência. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, p.27-31, 2007.

DAVALLON, J. A mediação: a comunicação em processo? Revista virtual Prisma de Ciências da Informação e Comunicação, n. 4, p. 3-36, 2007.

FRANÇA, S. B. UM OLHAR PARA AS APRENDIZAGENS DE MEDIADORES EM MUSEU DE CIÊNCIAS. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 7811-7822, 2016.

FRANÇA, S. B. Estudo das aprendizagens desenvolvidas na atividade de mediação dirigida a grupos escolares em museu de ciências. Recife. 295 f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação, Recife, 2014.

GATTI, B.; ANDRE, M. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. Em: WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologia da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

HOOPER-GREENHILL, A. Museums and Education: purpose, pedagogy performance. London: Routledge, 2007.

JACOBUCCI, D. F. C. A Formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciências no Brasil. 251f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

MARANDINO, M. (Org). Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência/ Universidade de São Paulo/ Faculdade de Educação, 2008. 48 p.

MASSARANI, L. Comunicação da ciência e apropriação social da ciência: algumas reflexões sobre o caso do Brasil. Revista Uni-pluriversidad, v. 12, n. 3, p. 92–100, 2012.

MORAES, R. et al. Mediação em museus e centros de Ciências: o caso do Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS. Em: MASSARANI, L. (Org). Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de Ciência. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, p. 56-67, 2007.

MORAIS, C. S.; FERREIRA, H. S. Estudo de Público sobre Aprendizagens Genéricas Promovidas por uma Exposição de Nanotecnologia em Pernambuco. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, p. 451-466, 2017.

QUEIRÓZ, Glória et al. Construindo saberes da mediação na educação em museus de ciências: o caso dos mediadores do museu de astronomia e ciências afins/Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, 2002.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.

RENNIE L. J.; JOHNSTON, D.J. research on learning from museums. In: FALK, J. H.; DIERKING, L.D.; FOUTZ, S. (Org). In principle, in practice: museums as learning institutions. Lanham: AltaMira Press, 2007.

REQUEIJO, F. et al. Professores, visitas orientadas e museu de ciência: uma proposta de estudo da colaboração entre museu e escola. Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências (ENPEC), v. 7, 2009.

RODARI, P.; MERZAGORA, M. Mediadores em museus e centros de Ciências: status, papéis e capacitação. Uma visão europeia. Em: MASSARANI, L. (Org). Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de Ciência. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, p. 8-21, 2007.
SANMARTÍ, N. Didáctica de las ciências em la educación secundaria obligatoria. Madrid: Sintesis Educación, 2002.

VICENTE, R. A. et al. Declarações de monitores e ex-monitores do observatório do alto da sé sobre a atividade de monitoria: desdobramentos para a futura atuação docente. Investigações em ensino de ciências (online), v. 23, p. 291-310, 2018.

VYGOTSKY, L. S. A formação Social da Mente. 7. ed. São Paulo: Martins fontes, 2007.
Publicado
2023-12-30
Como Citar
FRANÇA, Suzane Bezerra da; FERREIRA, Helaine Sivini; ROSA, Maria Izabella da Silva. MAPEAMENTO DE APRENDIZAGENS NO CONTEXTO DA MEDIAÇÃO EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 21, n. 35, p. e23031, dez. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3656>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v21.n35.3656.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##