UM PASSEIO NO MUSEU: COMPONDO INTERCESSORES NO ENSINO DE BIOLOGIA

Resumo

A proposta do artigo é compartilhar a experiência de um professor de biologia em uma visita à 35ª Bienal de artes de São Paulo, “coreografias do impossível”. A viagem, seu relato e os encontros realizados, funcionam como cenário para a reflexão sobre como as experiências vividas em uma exposição de arte e espaços museais podem funcionar como importantes situações para a gênese de intercessores compositivos em propostas pedagógicas para o ensino de ciências e biologia que tenham como princípio a arte e a cultura em detrimento dos conteúdos curriculares tradicionais da ciência. Para tanto, as noções de curadoria educativa de Miriam Celeste Martins e educação menor de Sílvio Gallo são articuladas às reflexões

Referências

DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.

GALLO, S. Em Torno de uma Educação Menor. Educação & Realidade, [S. l.], v. 27, n. 2, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25926. Acesso em: 18 mar. 2024.

GROS, Frédéric. Caminhar, uma filosofia. São Paulo: É Realizações, 2010.

HARAWAY, Donna. Ficar com o problema: fazer parentes no chthluceno. São Paulo: n-1 edições, 2023.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MARTINS, Mirian Celeste. Mediação cultural:[entre] laçamentos de territórios da arte e cultura e curadorias educativas. Matéria Prima, v. 4, n. 1, 2016. Disponível em: https://link.gale.com/apps/doc/A597715642/AONE?u=ifsc_br&sid=googleScholar&xid=20336359 Acesso em: 5 mar. 2024.

STENGERS, Isabelle. Uma outra ciência é possível? Manifesto por uma desaceleração das ciências. Rio de Janeiro: Bazar do tempo: 2023.

VERUNSCHK, Micheliny. O som do rugido da onça. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

VERUNSCHK, Micheliny. Late-se como se morre. In: Itaú Cultural (Org.) Ocupação Machado de Assis. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: https://issuu.com/itaucultural/docs/publicacao_ocupacaomachadodeassis Acesso em: 8 mar. 2024.

WOOD, James. Como funciona a Ficção. São Paulo: SESI-SP Editora, 2017.
Publicado
2023-12-30
Como Citar
SILVEIRA, Eduardo. UM PASSEIO NO MUSEU: COMPONDO INTERCESSORES NO ENSINO DE BIOLOGIA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 21, n. 35, p. e23029, dez. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3652>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v21.n35.3652.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##