A PRESENÇA DO LÚDICO NO EVENTO CIRCUITO DA CIÊNCIA, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL
Resumo
O presente relato, refere-se a um estudo feito durante uma visita ao Circuito da Ciência realizado no dia 04/04/14. O Circuito é um projeto do Instituto de Pesquisa da Amazônia- INPA/Bosque da Ciência, que tem como objetivo promover conteúdos relacionados à ciência por meios de exposições em tendas educativas e oficinas abertas ao publico em geral e em especial aos estudantes. Essa atividade é uma oportunidade de aproximar a ciência da sociedade tornando acessíveis pesquisas desenvolvidas no INPA e por instituições parceiras. Em relação à divulgação dos conhecimentos, foi possível perceber a presença lúdico com estratégia para atrair e despertar o interesse dos participantes. Com a finalidade de compreender o uso do lúdico para apresentar os conhecimentos científicos, foi utilizado como metodologia à observação e entrevistas com os realizadores, expositores (pesquisadores) e participantes. Para facilitar o entendimento buscamos autores como Mukhina (1996), Dohme (2003), Huizinga (2000), entre outros, com intuito de possibilitar uma reflexão do lúdico como prática pedagógica para promover a ciência. O estudo permitiu perceber que as práticas lúdicas despertam o interesse e promovem a descontração facilitando o raciocínio, o aprendizado e a reflexão.