CIÊNCIA MÓVEL, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES QUE EDUCAM

  • Carlos Wagner Costa Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
  • Marcos Antonio Pinto Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências http://orcid.org/0000-0001-8442-0632
  • Jaqueline Moll Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências http://orcid.org/0000-0001-5465-178X

Resumo

O presente artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida por um de seus autores. Visa analisar a educação científica, em especial projetos Itinerantes Ciência Móvel nas perspectivas da Educação Integral no contexto das Cidades que Educam, a partir das experiências do Museu de Ciência Ricardo Ferreira. Busca-se mapear o estado do conhecimento sobre o tema pesquisado, analisar e compreender como os autores vêm tratando o tema em dissertações, teses e artigos. Assim como, interfaces, desdobramentos teóricos, metodológicos, para entender conceitos e movimentos como o Ciência Móvel, em territórios educativos interligados à Educação Integral. Ao final constatou-se que os projetos Ciência Móvel têm potencialidade para desenvolver uma educação científica na perspectiva da Educação Integral, na vinculação com as possibilidades pedagógicas nas Cidades que Educam.

Biografia do Autor

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Possui graduação em Bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1995). Especialização em Jornalismo e Divulgação Científica pelo NJR/NJR/USP. Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS, Doutorado em Educação em Ciências (em andamento). Professor do Colegiado de Ciências da Natureza/UNIVASF-Senhor do Bonfim-BA (2009-2015). Diretor Núcleo de Ciências/UFES (1996-2004). Diretor do Espaço Ciência e Cultura/UNIVASF (2004-2012). Assessor de Popularização da Ciência da UNIVASF (2009-2012). Presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência - ABCMC (2012-2015). Sócio Fundador do Museu de Ciências Ricardo Ferreira - MCRF - 2012.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica , popularização da ciência, educação científica. Consultor da CAPES (2008-2011) para elaboração de especialização nos Anos Iniciais. Coordenador do Polo ABC na Educação Científica: Mão na Massa no Vale do São Francisco, desde 2004. Comitê de Avaliação de Projetos de Extensão da UFPE (2009-2014). Avaliador de Projetos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação - MCTIC (2016). Consultor de Projetos para Centros e Museus de Ciência Maranhão - MUSCA e Casa Trevo em Campo Formoso/BA (2016). Consultor da UNESCO - 2017 em Políticas Públicas para Juventude na Secretaria Nacional de Juventude - SNJ. Avaliador do Prêmio Inovação Tecnológica na Escola Nacional de de Administração Pública - ENAP. Bolsista PAV no Comitê de Divulgação Científica do CNPq (2018 - 2021). Coordenador da Oficinas de Projetos para popularização da Ciência - CNPq

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O pesquisador é atualmente, mestrando do Programa de Pós-Graduação Educação Em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Graduado em licenciatura em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2001). Professor de Física do Estado de Pernambuco com Especialização em Ensino de Matemática. Pesquisador bolsista do Espaço Ciência e Cultura/UNIVASF (2006-2012). Coordenador Científico do Espaço Ciência da UNIVASF (2006-2012). Diretor e Sócio Fundador do Museu de Ciências Ricardo Ferreira - MCRF - 2012. Representou o Brasil 7th Latinamerican Expo-Sciences ESI-AMLAT 2014, Medellin-Co. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, popularização da ciência e educação científica. Coordenador do Pólo ABC na Educação Científica: Mão na Massa no Vale do São Francisco, desde 2004. Em 2014 foi agraciado com o prêmio: ``Qualidade do Ensino e gestão da Sala de Aula", do estado de Pernambuco. Desde 2014 é Consultor dos Projetos de Centros e Museus de Ciência do Estado do Maranhão - MUSCA e Casa Trevo em Campo Formoso/BA (2016). Coordenador do projeto Museu de Ciência Ricardo Ferreira financiado pela FACEPE. Orientador de quatro bolsistas de iniciação científica.

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É professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim; Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona, e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (2014-2018). Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília (2006-2008). Trabalhou no Ministério da Educação (2005-2013), tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica. Coordenou, no Ministério da Educação, a implantação do Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrado a Educação Profissional (PROEJA), de 2005 a 2007, e do Programa Mais Educação, de 2008 a 2013, como estratégia para a indução da política de educação integral em tempo integral no Brasil. Foi professora dos anos iniciais do ensino fundamental e ingressou no magistério superior em 1987, como professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Federal de Pelotas. Seu campo de trabalho e pesquisa educacional tem ênfase na área de políticas públicas e práticas pedagógicas, dialogando e construindo formas de intervenção nos temas da alfabetização, educação de jovens e adultos, fracasso escolar, pedagogias urbanas, relações entre escola e cidade, educação integral e ensino médio. Agraciada com vários prêmios entre os quais o Prêmio Cora Coralina, pela contribuição à educação como inclusão social, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação; Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação: Categoria Ação Profissional, do Núcleo de Comunicação da Universidade de São Paulo; e a Comenda Porto do Sol da Câmara de Vereadores de Porto Alegre/RS.

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Publicado
2022-01-31
Como Citar
ARAÚJO, Carlos Wagner Costa; RIBEIRO, Marcos Antonio Pinto; MOLL, Jaqueline. CIÊNCIA MÓVEL, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES QUE EDUCAM. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 135-152, jan. 2022. ISSN 2763-9916. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2355>. Acesso em: 24 abr. 2024.