Desafios para uma cidade ser educadora com, para e por todos: contradições e possibilidades
Resumo
O artigo de natureza bibliográfica e documental objetiva discutir as possibilidades e condições para uma cidade ser efetivamente educadora. Para tornar-se efetivamente educadora uma cidade precisa atender não apenas critérios gerais e abstratos, mas efetivar no cotidiano práticas que assegurem a participação e a vivência dos cidadãos na vida socioeconômica e cultural visando uma cidade com, para e por todos. Para dar conta dessa discussão serão analisados alguns pressupostos da dialética, especialmente os conceitos de contradição e totalidade, fundamentais para compreender a complexidade da cidade na contemporaneidade, bem como, os limites e possibilidades de efetivação da cidadania. Na sequência, serão analisados alguns princípios que identificam uma cidade como educadora. Nas considerações finais apontam-se alguns desafios que dificultam a sua efetivação, como a mercantilização da cidade; a necessidade da formação de cidadãos democráticos; o atendimento das condições básicas de vida da população, mas também possibilidades da cidade constituir-se como espaço educativo.
Referências
BERNET, Jaume Trilla. “Introdução”. In: E. A. Educadores, La Ciudad Educadora = La Ville Éducatrice Barcelona. Barcelona: Ajuntament de Barcelona, 1990. p. 06-21.
BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 15.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Cidade. São Paulo: Contexto, 1997.
CARTA MUNDIAL PELO DIREITO À CIDADE. Disponível em: https://polis.org.br/direito-a-cidade/referencias/. Acesso em: 22 out. 2021.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição: elementos metodológicos [para uma teoria crítica do fenômeno educativo. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1987.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
GADOTTI, Moacir. PADILHA, Paulo Roberto. CABEZUDO, Alicia. Cidade Educadora: princípios e experiencias. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Buenos Aires: Ciudades Educadoras America Latina, 2004. p. 11-14.
HARVEY, David. SE A CIDADE FOSSE NOSSA. David Harvey fala da importância de uma cidade pensada para seu povo. Publicado no Canal Se o Estado do Rio Fosse Nosso. 2015. 2:55 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PW_ejJOR0tM. Acesso em: 22 out. 2021.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LEONARDI, Victor. História da indústria e do trabalho no Brasil. São Paulo: Ática, 1982.
MARX, Karl. Auto-avaliação: porte e significado de O Capital: posfácio à 2ª edição. In: FERNANDES, Florestan (Org.). Marx Engels: história. 2.ed. São Paulo: Ática, 1984, p. 422-430.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política - o processo global da produção capitalista. Volume III, Livro Terceiro, Tomo 2. 2.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1986.
MOLL, Jaqueline. Conceitos e pressupostos: o que queremos dizer quando falamos de educação integral? Salto para o Futuro. Educação Integral. 2008. p. 11-16. Disponível em: http://www.ufrgs.br/projetossociais/Biblioteca/4_TV_Escola_Educacao_Integral.pdf. Acesso em: 22 out. 2021.
MUMFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
PESAVENTO, Sandra Jatahi. O Imaginário da Cidade. Visões literárias do urbano. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma Ciência Pós-Moderna. São Paulo: Graal, 1989.
SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.
SINGER, Helena. Territórios educativos: experiências em diálogo com o Bairro-Escola. Do espaço escolar ao território educativo: entrevista com Bia Goulart. Vol. 1. São Paulo: Moderna, 2015. p.93-100.
SOUZA, Jessé. Como o racismo criou o Brasil. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2021.
TASCHETO, Márcio. Da cidade universitária à cidade como oportunidade pedagógica: Extensão, currículo e território. Espaços Urbanos e Cidades Educadoras/Caderno de debate n. 5. p. 27-31. Disponível em: https://www.edcities.org/pt/wp-content/uploads/sites/46/2019/08/C.-DEBATE-V-portugues.pdf. Acesso em: 23 out. 2021.
TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.
TONUCCI, Francesco. É partindo da infância que se constrói uma cidade para todos. Entrevista concedida a Raiana Ribeiro. Portal Aprendiz. 2016. Disponível em: https://portal.aprendiz.uol.com.br/2016/10/04/tonucci-e-partindo-da-infancia-que-se-constroi-uma-cidade-para-todos/. Acesso em: 24 out. 2021.
UCZAI, Pedro; MARCON, Telmo. O fazer-se da cidade de Chapecó: disputas pelas memórias, praças e bairros. In: RAMPINELLI, Waldir José (Org.). História e poder: a reprodução das elites em Santa Catarina. Florianópolis: Insular, 2003, p. 81-104
VILLAR, Maria Belén Caballo. A Cidade Educadora. Lisboa: Instituto Piaget, 2001
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 5.ed. São Paulo: Pioneira, 1987.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: Edunesp, 2011.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Vagalumear. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.