PENSAR O ESPAÇO HABITADO A PARTIR DE PAUL RICOEUR
Resumo
O texto apresenta conceitos relacionados à obra de Paul Ricoeur, especialmente, tempo, espaço habitado, narrativa e arquitetura. A partir da chamada hermenêutica do espaço, procura-se interpretar o espaço habitado, como lugar praticado. A releitura desses conceitos se faz importante para compreender aquilo que já está posto e aquilo que pode ser ressignificado, principalmente, a partir da concepção de cidade educadora. Compreendendo a narrativa do vivido como possibilidade de releitura da cidade e o encontro da possibilidade de narrar a cidade com pedagogias que nasçam do espaço praticado.
Referências
DOSSE, François. O espaço habitado segundo Michel de Certeau. Revista Cultura, Uberlândia, v. 15, n. 27, jul.-dez. 2013, p. 85-96.
RICOEUR, Paul. Architecture et narrativité. Urbanisme, n.303, p. 44-51, nov./déc.,1998.
RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Tradução: Alain François [et al]. - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
UMBELINO, L. A. Espaço e Narrativa em P. Ricoeur. Revista Filosófica de Coimbra, n. 39, 2011, p. 141-162.
MONGIN, Olivier. A condição urbana. A cidade na era da globalização. Tradução: Leticia Martins de Andrade – São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2009.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Vagalumear. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.