Grupos minoritários no Legislativo e pandemia COVID-19: análises da Psicologia Escolar Crítica

Resumo

O presente trabalho objetiva sistematizar e analisar proposições legislativas do Congresso Nacional brasileiro que versam sobre os grupos minoritários em vulnerabilidades sociais e educacionais, diante da pandemia COVID- 19. O método adotado possui natureza qualitativa e caráter documental, teve como escopo de coleta o tratamento e a análise de proposições legislativas elaboradas entre março de 2020 a agosto de 2021, no Senado Federal e Câmara dos Deputados. Foi encontrado um número total de 208 proposições legislativas, em que se percebeu uma defasagem de PLs sobre políticas educacionais (16,34%) voltadas para os grupos em situação de vulnerabilidade social, porém um número elevado relacionado a outras esferas. Destarte, é necessário discutir e propor políticas que auxilie estes grupos nesse momento crítico, pois a educação foi uma das áreas mais afetada e negligenciada na pandemia.

Biografia do Autor

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Psicóloga pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Integrante do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da Educação, Desenvolvimento Humano e Queixa Escolar/PSIQUED. 

 

 

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Psicóloga pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Integrante do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da Educação, Desenvolvimento Humano e Queixa Escolar/PSIQUED. 

 

 

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Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009; 2012). Pós-Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2020). É Professor Associado 2 do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e orientador de Mestrado e Doutorado do programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar/PG-PDE do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília/UnB. Indicado ao Prêmio Jabuti na área de Ciências Humanas no ano de 2020, pela obra "A Psicologia Escolar e a Educação de Jovens e Adultos". Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2020-atual). Membro do Fórum Nacional de Medicalização da Educação e Sociedade. Compõe o GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia/ANPEPP. Membro do GT Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia. Compõe o Conselho Editorial e é Revisor Técnico das seguintes editoras: Artmed, Mercado das Letras, Brazil Publishing, Penso, Appris, CRV, Juruá e Pimenta Cultural. Possui experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional. Coordena o Grupo de Pesquisas em Psicologia Escolar Crítica e Políticas/PECPol, vinculado ao CNPQ. Tem estudado principalmente os seguintes temas: Atuação e Formação do Psicologia Escolar em uma perspectiva crítica; Psicologia e Políticas Educacionais; Psicologia Escolar, Política e Proposições Legislativas; Problemas na Escolarização, Vulnerabilidade e Desigualdade Social; Queixa Escolar; Fracasso Escolar; Medicalização e Patologização da Educação e da Sociedade; Psicologia Escolar, contextos e práticas emergentes; Interfaces da Psicologia com Literatura, Cinema e Gastronomia.

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Publicado
2022-12-31
Como Citar
DA SILVA, Ana Virgínia Maria; ARAÚJO, Débora Magalhães; NEGREIROS, FAUSTON. Grupos minoritários no Legislativo e pandemia COVID-19: análises da Psicologia Escolar Crítica. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 72-89, dez. 2022. ISSN 2763-9916. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2336>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Dossiê: Psicologia, educação e exclusões - ecos da pandemia.