UMA PROPOSTA PARA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA EM ESPAÇOS FORMAIS DA CIDADE DE MANAUS

  • Paulo Eduardo Braz dos Santos UEA
  • Lorena Sarmento UEA
  • Liliane Monteiro Leal UEA
  • Mateus Vitor Salazar Franco UEA
  • Luciane Lopes de Souza UEA

Resumo

Os ecossistemas mais ricos em biodiversidade no planeta são as florestas tropicais, sendo que o bioma amazônico está incluso neste contexto, cobrindo cerca de sete milhões de km² com a maior área de floresta tropical existente. Diante do crítico cenário de destruição e fragmentação de habitats e as ameaças a biodiversidade da região amazônica, como é caso do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), espécie de primata criticamente ameaçada, o Espaço Primatas (PEP) nasceu com o intuito de levar a Educação Ambiental, de forma lúdica, para as escolas de Manaus. Neste trabalho foram realizadas duas ações entre 2019 e
2020, envolvendo estudantes do 1º ano do ensino médio das escolas E. E. Professora Ondina de Paula Ribeiro e E. E. Manuel Severiano Nunes, testando se as ações educativas voltadas para conservação da biodiversidade causariam impactos na concepção dos estudantes sobre o tema. A metodologia consistiu em aplicar um questionário pré-estabelecido antes e após as ações ambientais nas duas escolas. Os resultados revelam que apesar de serem encontradas respostas distintas dos estudantes nos pré-testes e pós-testes, não houve diferença significativa nos dados. Por outro lado, foi constatado que a aplicação de jogos educativos é um eficiente instrumento de Educação Ambiental. Desse modo, este estudo reforça a necessidade de dar continuidade a projetos que levem os estudantes a refletirem sobre suas responsabilidades ambientais, até que de fato seja alcançada uma aprendizagem significativa. Certamente o primeiro passo foi dado, uma vez que as ações desenvolvidas pelo PEP atraíram a atenção dos estudantes, promovendo a participação coletiva e os motivando a aprender mais sobre a biodiversidade amazônica.

Publicado
2021-04-14
Como Citar
SANTOS, Paulo Eduardo Braz dos et al. UMA PROPOSTA PARA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA EM ESPAÇOS FORMAIS DA CIDADE DE MANAUS. Extensão em Revista, [S.l.], n. 6, p. 81-94, abr. 2021. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2108>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos