CONHECENDO BACTÉRIAS: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

  • Gabriela Salini Ribeiro UEA
  • Jefter Haad Ruiz da Silva UEA
  • Deilly Maria Alves Caresto UEA
  • Giovanna Gonçalves Duarte UEA
  • Eduardo Jorge Sant'Ana Honorato UEA
  • Érica da Silva Carvalho UEA

Resumo

Introdução: Bactérias são microrganismos causadores ou não de doenças presentes no dia a dia da população. Crianças possuem um perfil característico que favorece o contato com a microbiota bacteriana, sendo um importante público alvo de atividades que proporcionem conhecimentos sobre práticas de prevenção às bactérias. Objetivo: Promover conhecimento científico acerca da microbiota bacteriana para alunos do ensino fundamental, estimulando o pensamento lógico e investigativo através de oficinas e jogos bem como proporcionar às crianças educação em saúde, auxiliando assim na promoção e prevenção de doenças. Metodologia: Foi realizada uma sequência de aulas interativas com os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal José Augusto Roque da Cunha, visando a abordagem diferenciada aos temas: bactérias patogênicas, higiene pessoal e coletiva. Discussão e Resultados: Os resultados obtidos foram significativos ao levar conhecimento científico de forma clara e divertida as crianças, provocando um impacto positivo no âmbito familiar e social. Considerações finais: As oficinas e jogos de caráter educativo mostraram-se promissoras quanto à disseminação de conhecimento, foi estimulado o pensamento lógico e investigativo dos alunos bem como a promoção de saúde e prevenção de doenças bacterianas na comunidade.

Publicado
2020-08-19
Como Citar
RIBEIRO, Gabriela Salini et al. CONHECENDO BACTÉRIAS: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Extensão em Revista, [S.l.], n. 5, p. 67-72, ago. 2020. ISSN 2525-5347. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1863>. Acesso em: 30 set. 2020.
Edição
Seção
Artigos