A CONSTRUÇÃO DO JOGO E MATERIAL CONCRETO COMO ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

  • Maria Mirley Alves de Amorim
  • Meng Huey Hsu

Resumo

O presente relato de experiência pedagógica resultou de uma pesquisa realizada na Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela professora de Matemática e os alunos das três turmas de 5ª fase no turno noturno, onde teve uma ação pedagógica com um público específico, definido por sua faixa etária e, principalmente por uma identidade delineada por traços de exclusão sociocultural. A discussão desse relato se volta para as demandas e as contribuições do ensino da Matemática, destinados a esse público, nas quais encontramos alunos com dificuldades na aprendizagem. Dessa forma, inserindo o ensino por meio de jogos e de materiais concretos como um recurso alternativo para uma reflexão de natureza teórica, prática e proporcionando significação da Matemática ensinada e aprendida na Educação de Jovens e Adultos. Os resultados obtidos foram bem significativos quanto à viabilidade do uso de jogos e de materiais concretos como recursos didáticos na construção do conhecimento dos alunos, uma vez que, quando convenientemente planejados pelo docente, poderão ser um recurso valioso no processo de ensino e aprendizagem na Matemática.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino. Jogos. Aprendizagem.

Publicado
2019-03-21
Como Citar
ALVES DE AMORIM, Maria Mirley; HUEY HSU, Meng. A CONSTRUÇÃO DO JOGO E MATERIAL CONCRETO COMO ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Extensão em Revista, [S.l.], n. 4, p. 63-71, mar. 2019. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1378>. Acesso em: 26 abr. 2024.