Frequência do alelo HLA-DRB1 em portadores de anemia falciforme atendidos na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas

Resumo

Introdução: A aloimunização é uma das consequências da terapia transfusional tornando difícil a busca por sangue compatível aos portadores de anemia falciforme (AF). Fatores imunológicos como antígeno leucocitário humano (HLA), responsável por codificar proteínas de superfície que reconhecem e apresentam antígenos podem predispor a formação de anticorpos eritrocitários. Objetivo: Determinar a frequência dos antígenos HLA-DRB1 em pacientes portadores de anemia falciforme atendidos na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas. Material e Métodos: Estudo transversal descritivo realizado com 109 amostras. A genotipagem foi realizada pelo método PCR-SSO para o locus DR do sistema HLA de classe II utilizando o Kit LABTypeTM SSO Classe II DRB1 (One Lambda) com tecnologia Luminex. A determinação das frequências genotípicas e alélicas dos sistemas HLA e de grupos sanguíneos foi realizada por contagem direta com frequências absolutas (n) e relativas (%), e as variáveis numéricas foram analisadas através de medidas de posição e dispersão.  Resultados: Houve predominância do sexo feminino (56,9%) e dos autodeclarados pardos (88,1%), a faixa etária variou entre 1 a 52 anos. O percentual de aloimunizados foi de 10% e os antígenos eritrocitários correspondiam para os sistemas Rhesus, Kell e Diego.  Foram identificadas 13 especificidades para os alelos HLA, sendo o alelo HLA-DRB1*04 (19,3%) mais representativo. Conclusão: a tipagem HLA dos pacientes corresponde ao encontrado em outras regiões, estando o alelo HLA-DRB1*04 presente em maior percentual naqueles com a formação de aloanticorpos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora do Programa Multi-institucional de Pós-Graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Bioquímica da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM)

##submission.authorWithAffiliation##

Biólogo, Mestre em Biociências pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Responsável técnico do laboratório de HLA da FHEMOAM

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeiro da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM, Mestre em Ciências Aplicadas à Hematologia FHEMOAM/UEA; Orcid ID http://orcid.org/0000-0002-9608-1428. E-mail: evilazioam@hotmail.com.

##submission.authorWithAffiliation##

Médico da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM), Mestre em Ciências Aplicadas à Hematologia FHEMOAM/UEA, Docente do Curso de Medicina da Universidade Nilton Lins (UNL); OrcidID http://orcid.org/0000-0002-6517-7312. E-mail: marcosbentesdoc@gmail.com.

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Docente do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Nilton Lins (UNL). OrcidID http://orcid.org/0000-0002-9694-9581. E-mail: lbentesdoc@uea.edu.br.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
SAMPAIO, Giselle Moreira et al. Frequência do alelo HLA-DRB1 em portadores de anemia falciforme atendidos na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas. Revista de Ciências da Saúde da Amazônia, [S.l.], n. 1, p. 67-83, dez. 2021. ISSN 2447-486X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/cienciasdasaude/article/view/2342>. Acesso em: 20 abr. 2024.