A CIÊNCIA REPRODUCIONISTA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UM MONÓLOGO SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO
Resumo
No ensino de Ciências e Biologia, a experimentação é uma ferramenta didática muito importante, se bem contextualizada e articulada, podendo gerar conhecimentos significativos nos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, além de levar em conta o modo com que os experimentos estão inseridos nos livros didáticos, o professor deve saber articular as atividades em sala de aula, procurando tornar o processo mais reflexivo e investigativo, utilizando o livro didático de maneira dinâmica e consciente. Tendo a clareza de que o livro didático é amplamente utilizado em classes de Biologia, realizamos uma pesquisa documental, tomando como referência 8 livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Identificamos e analisamos a maneira com que a experimentação está inserida nesses livros didáticos e observamos a presença da categoria Ciência Reproducionista em todos os livros analisados. A Ciência Reproducionista torna o aluno um mero receptor do conhecimento, além disso, desencadeia um ensino de Biologia permeado pela cópia e repetição, causando defasagens na aprendizagem e prejuízos significativos ao ensino, como visões distorcidas de Ciência.