REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO AFIM COM USO DO SOFTWARE GEOGEBRA

  • Dionara Almeida
  • Maria Dullius

Resumo

Este estudo teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática que envolveu o estudo da Função Afim e das representações matemáticas em uma perspectiva semiótica para a aprendizagem dos alunos, utilizando o software GeoGebra. A pesquisa foi sustentada por teóricos franceses da Didática da Matemática: a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2004), e na Engenharia Didática proposta por Artigue (1990), para análise dos registros dos alunos em sala de aula. A intervenção pedagógica ocorreu em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual do município de Gaspar-SC, durante as aulas de Matemática, em que foi desenvolvida uma sequência didática composta da análise a priori e análise a posteriori. As análises das atividades permitiram concluir que o desenvolvimento da sequência didática utilizando o GeoGebra foi eficiente e atingiu os objetivos propostos inicialmente, ou seja, reconhecer a Função Afim nos registros de linguagem natural, algébrica, tabular e gráfica: compreender os procedimentos de tratamento nos diferentes registros e realizar o procedimento de conversão entre os diferentes registros. Dessa forma, observamos a validade das atividades, e que uso do GeoGebra contribuiu para o aprendizado do objeto de estudo “Função Afim”.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
ALMEIDA, Dionara; DULLIUS, Maria. REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO AFIM COM USO DO SOFTWARE GEOGEBRA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 6, n. 11, p. 137-148, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/78>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

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