O ESTÁGIO DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O estágio docência constitui-se de uma atividade curricular para os estudantes que cursam pós-graduação no mestrado em Educação em Ciências, sendo definida como participação em atividades de ensino na graduação. O objetivo deste artigo é apresentar a experiência vivenciada nessa atividade através da disciplina “Metodologia do Ensino/Aprendizagem das Ciências da Natureza” e analisar a avaliação feita pelos estudantes sobre esta disciplina. O conteúdo ministrado abordou temas sobre o ensino de ciências e metodologias de ensino, além de práticas educativas em espaços não formais. Na avaliação do impacto da disciplina na aprendizagem dos alunos foi aplicado um questionário composto por perguntas abertas e fechadas, sendo reservado o direito de resposta. Através das informações analisadas e da descrição das atividades vivenciadas, percebeu-se o interesse e as transformações ocorridas no percurso formativo do estudante. Essa experiência se torna importante na formação do futuro mestre em Ensino de Ciências na Amazônia, pois o estágio em docência proporciona vivências práticas, e enriquecimento intelectual.