O ESTÁGIO DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Danielle Almeida
  • Augusto Terán

Resumo

O estágio docência constitui-se de uma atividade curricular para os estudantes que cursam pós-graduação no mestrado em Educação em Ciências, sendo definida como participação em atividades de ensino na graduação. O objetivo deste artigo é apresentar a experiência vivenciada nessa atividade através da disciplina “Metodologia do Ensino/Aprendizagem das Ciências da Natureza” e analisar a avaliação feita pelos estudantes sobre esta disciplina. O conteúdo ministrado abordou temas sobre o ensino de ciências e metodologias de ensino, além de práticas educativas em espaços não formais. Na avaliação do impacto da disciplina na aprendizagem dos alunos foi aplicado um questionário composto por perguntas abertas e fechadas, sendo reservado o direito de resposta. Através das informações analisadas e da descrição das atividades vivenciadas, percebeu-se o interesse e as transformações ocorridas no percurso formativo do estudante. Essa experiência se torna importante na formação do futuro mestre em Ensino de Ciências na Amazônia, pois o estágio em docência proporciona vivências práticas, e enriquecimento intelectual.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
ALMEIDA, Danielle; TERÁN, Augusto. O ESTÁGIO DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 6, n. 10, p. 98-106, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/64>. Acesso em: 13 dez. 2019.
Seção
Relato de Experiência