DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS / Scientific Disclosure for Science Teaching
Resumo
Este artigo tem por objetivo inserir a discussão da temática da Divulgação Científica, como ensino ou uma ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências na Amazônia. A fundamentação teórica foi desenvolvida para dar subsídios às temáticas do ensino de ciência, da divulgação científica e sua relação, sendo que nesse último discutimos a Divulgação Científica como sendo um elemento importante a fim de tornar o saber científico mais acessível aos estudantes da educação formal, onde o conceito de transposição didática se destaca, para trabalharmos o Ensino de Ciência e o aprendizado científico. Esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, onde buscamos apresentar essa discussão através da análise bibliográfica. A partir do qual chegamos ao entendimento em afirmar que a relação da divulgação científica e o ensino de ciências ainda tem muito a se desenvolver, mas observamos a mesma como uso positivo e favorecedor do ensino de ciências.
Palavras-chave: Divulgação científica. Comunicação dialógica. Ensino de ciências.
Abstract: This article aims to discuss about scientific disclosure, such as teaching or as a educational tool for science teaching in the Amazon. The theoretical framework was developed to subsidies themes of science teaching, scientific disclosure, and alike. The study discusses scientific disclosure as an important key in order to make the scientific knowledge more accessible to students in formal education, where the concept of didactic transposition stands, in order to work science teaching and scientific learning. This research has a qualitative approach, exploratory, and descriptive, where we seek to present this discussion through the literature review. Given the results, we can state that the relationship of scientific disclosure and science education still has a lot to be worked, but we consider that characteristic as positive and favoring to science education.
Keywords: Scientific disclosure. Dialogic communication. Science teaching.