MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ELETROSTÁTICA / Conceptual maps as a educational tool for promoting the meaningful learning of electrostatics

  • Luiz Marcelo Darroz
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa

Resumo

Relata-se, neste artigo, uma experiência fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, que utilizou mapas conceituais como ferramenta didática para a promoção da aprendizagem significativa. A proposta, cujo foco centrou-se no ensino de conceitos de eletrostática, foi desenvolvida com um grupo de 105 estudantes de terceira série do ensino médio de uma escola da rede privada do município de Passo Fundo, RS. Os resultados obtidos demonstram que o desenvolvimento de uma metodologia com ênfase nos conhecimentos prévios dos estudantes e usando mapas conceituais como recurso didático pode ser considerado uma experiência promissora, no sentido de promover a aprendizagem significativa dos conceitos de eletrostática.
Palavras-Chave: Eletrostática. Ensino de Física. Mapas conceituais. Aprendizagem significativa.



Abstract: This article reports an experience based on the Meaningful Learning Theory by David Ausubel, who used conceptual maps as a didactic tool to promote meaningful learning. The proposal, which focuses on teaching electrostatics concepts, was developed with a group of 105 students of senior high school students in the city of Passo Fundo, RS, Brazil. The results obtained show that developing a methodology focusing on the previous knowledge of students and using conceptual maps as a educational resource might be a promising experience, in order to promote the meaningful learning of electrostatics concepts.
Keywords: Electrostatics. Physics teaching. Concept maps. Meaningful learning.

Publicado
2017-07-06
Como Citar
DARROZ, Luiz Marcelo; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ELETROSTÁTICA / Conceptual maps as a educational tool for promoting the meaningful learning of electrostatics. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 22, p. 84-98, jul. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/633>. Acesso em: 23 out. 2017.
Seção
Artigos