O POTENCIAL DO USO DE MASCOTES COMO ANFÍBIOS E RÉPTEIS ASSOCIADO AO ENSINO DAS CIÊNCIAS E BIOLOGIA. / The potential use of amphibians and reptiles football mascots associated with Science and Biology teaching.

  • Lucas de Esquivel Dias Brandão
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar quais são os anfíbios e os répteis retratados como mascotes nos times brasileiros de futebol. Para isso, uma pesquisa foi feita na homepage: http://www.escudosdeclubes.com.br/. Encontrou-se um total de 627 times de futebol, sendo 50 (7,9%) times destinados aos répteis e apenas 4 (0,6%) dos times, destinados aos anfíbios. Buscando trabalhar de alguma forma esses resultados no ensino de Biologia, uma atividade contendo 10 questões foi elaborada para alunos do Ensino Médio. Com ela pode-se trabalhar aspectos estruturais, ecológicos, fisiológicos, comportamentais e reprodutivos dos anfíbios e répteis aqui apresentados. É notável que o futebol exerce uma enorme influência sobre a vida das pessoas, sendo assim, por meio das mascotes dos times brasileiros de futebol, podemos associar o esporte ao Ensino de Biologia, contribuindo, deste modo, para contextualizar aos alunos alguns dos aspectos biológicos existentes no grupo dos anfíbios e répteis apresentados neste trabalho.


Palavras-chave: Ensino de Biologia. Ensino de Répteis. Ensino de Anfíbios. Mascotes de futebol.


ABSTRACT: The purpose of this work is to study which are the amphibians and reptiles portrayed as mascots of Brazilian soccer teams. For this, a survey was conducted on the homepage: http://www.escudosdeclubes.com.br/. It was found a total of 627 soccer teams, being 50 (7.9%) teams for reptiles and only 4 (0.6%) of the teams, intended to amphibians.  Seeking to contextualize somehow these results in Biology teaching, an activity containing 10 questions was prepared for high school students. With this questionnaire we worked structural, ecological, physiological, behavioral, and reproductive aspects. It is remarkable that soccer has a huge influence on live of the people, so through the mascots of the Brazilian soccer teams, we can associate the sport to science education, contributing thus to contextualize for the students some of the biological aspects existing in the group of amphibians and reptiles presented in this paper.


Key words: Biology teaching. Reptiles Teaching. Amphibians Teaching. Soccer Mascots.

Publicado
2017-07-05
Como Citar
BRANDÃO, Lucas de Esquivel Dias; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. O POTENCIAL DO USO DE MASCOTES COMO ANFÍBIOS E RÉPTEIS ASSOCIADO AO ENSINO DAS CIÊNCIAS E BIOLOGIA. / The potential use of amphibians and reptiles football mascots associated with Science and Biology teaching.. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 22, p. 61-73, jul. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/631>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##