AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Neste trabalho discutimos as contribuições das novas tecnologias como
recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental,
tendo como foco a prática pedagógica mediada pelo professor. Para tanto, sustentamos
o trabalho com uma pesquisa bibliográfica em relação às possibilidades de uso dessas
tecnologias no cotidiano escolar, e uma pesquisa empírica, onde se buscou identificar
como os professores de escolas vêm utilizando tais tecnologias para ensinar Ciências.
A pesquisa revelou que as novas tecnologias podem se constituir como recurso
pedagógico capaz de otimizar o Ensino de Ciências. No entanto se observou que, a
despeito da inclusão das novas tecnologias no cotidiano escolar, o Ensino de Ciências
se mantém pautado na transmissão, aos estudantes, dos conhecimentos científicos já
elaborados, a partir de uma prática pedagógica fortemente influenciada pela
memorização, revelando a necessidade de se investir na formação do professor para
que assuma o seu papel de mediador do processo de ensino-aprendizagem.