RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ARTICULAÇÃO PLANEJADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Maria Trindade Tavares
  • Augusto Terán

Resumo

O Ensino de Ciências é fundamental para estabelecer relações de
compreensão da realidade. Neste sentido, os recursos didáticos são importantes para
despertar interesse no aluno. Este trabalho teve como objetivo investigar a utilização
dos recursos didáticos pelo professor, como meio para promover melhor entendimento
no processo de construção do conhecimento no Ensino de Ciências. A pesquisa
consistiu em estudo exploratório de cunho bibliográfico, em livros, artigos científicos e
produções de pesquisas acadêmicas, buscando abordagens que retratam discussões
sobre esse aspecto. Ficaram evidentes as barreiras encontradas para articular o uso de
recursos didáticos ao planejamento do Ensino de Ciências. Sejam, por falta de estrutura
das escolas, ou professores não capacitados para trabalhar nessa área. Dessa forma,
embora algumas atividades sejam realizadas, não há clareza dos objetivos a serem
alcançados. É uma questão a ser refletida dada as perspectiva dos avanços científicos
exigindo dos sujeitos uma formação com olhar crítico da realidade.

Publicado
2017-05-15
Como Citar
TAVARES, Maria Trindade; TERÁN, Augusto. RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ARTICULAÇÃO PLANEJADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 3, n. 5, p. 39-51, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/372>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##