EDUCAR PELA PESQUISA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS FÍSICAS

  • Suzana Coelho
  • António Nunes
  • Lílian Wiehe
  • Anderson Ferreira

Resumo

Descreve-se uma experiência de formação continuada para professores do ensino fundamental e médio, enfatizando-se a importância do papel da pesquisa na formação de professores e, conseqüentemente, na qualificação do ensino das Ciências Físicas. A coleta de dados ocorreu num contexto de oficinas pedagógicas com uma metodologia baseada principalmente em construção e exploração didática de material instrucional de baixo custo para realização de experimentos em sala de aula e em pesquisa. O tipo de formação permanente proposta privilegiou uma reflexão do professor sobre suas próprias ações pedagógicas em relação
ao ensino experimental e ao papel da experimentação no ensino de Ciências Físicas. Além disso, abriu-se uma possibilidade de participação do professor no próprio processo de pesquisa, levando-o a refletir sobre como este ensino intervém na aprendizagem de seus alunos.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
COELHO, Suzana et al. EDUCAR PELA PESQUISA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS FÍSICAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 145-158, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/295>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos