ELABORAÇÃO DE FICHAS-PROTOCOLO DE HISTOQUÍMICA COMO AUXÍLIO NAS AULAS DE ANATOMIA VEGETAL / Teaching Plant Anatomy through Histochemical protocol cards as a teaching aid

  • Késede Pereira
  • Lilian do Canto
  • Poliana Marcomini
  • Maria Silvia de Mendonça

Resumo

A disciplina de Anatomia Vegetal requer aulas práticas e a utilização de protocolos específicos para cada momento da aula, durante a observação das estruturas anatômicas ou na realização dos testes histoquímicos para inferir a presença de compostos substanciais em cada espécie analisada. Neste contexto houve a necessidade de se produzir material facilitador para o momento das aulas no laboratório. Para tanto, foram preparadas pequenas fichas-protocolo, com o objetivo de facilitar a realização dos testes histoquímicos durante as aulas de anatomia vegetal em laboratório. As fichas-protocolo possuem um tamanho médio de 20x10, plastificadas, como título o nome do teste e qual a substância sofre reação, os passos a serem seguidos no teste, ou seja, adição do reagente, duração da amostra imersa no reagente, o tempo de lavagem e forma de montagem da lâmina em seguida. A utilização do recurso sugerido viabilizou as práticas e foi adotado desde então em todas as aulas.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
PEREIRA, Késede et al. ELABORAÇÃO DE FICHAS-PROTOCOLO DE HISTOQUÍMICA COMO AUXÍLIO NAS AULAS DE ANATOMIA VEGETAL / Teaching Plant Anatomy through Histochemical protocol cards as a teaching aid. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 162-168, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/259>. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##