TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO DE MANAUS / Pedagogical and didactic trends in higher education

a case study in the undergraduate course in pedagogy at the Salesian College Dom Bosco, Manaus

  • Thiago Rebêlo
  • Wenderson da Silva

Resumo

As tendências pedagógicas fundamentam as práticas de ensino e a didática pode ser interpretada como a arte do ensino. Nesse caso, direcionamos a pesquisa para o curso de Pedagogia na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus para verificar as tendências e teorias pedagógicas atuais que mais influenciam na prática docente deste curso. Nesse aspecto, tínhamos três objetivos secundários o primeiro era inferir sobre o que mais influenciava na didática: Os problemas particulares ou a filosofia de trabalho da Instituição em que trabalham, também, o segundo era investigar as diferentes tendências e práticas pedagógicas de ensino e determinarmos quais teorias os docentes mais utilizam em sala de aula. Esta pesquisa é de natureza básica na qual utilizamos dois métodos de abordagem: 1) Dialético; 2) Hipotético-dedutivo e na abordagem do problema optou-se pelo modo quali-quanti com os seguintes métodos de procedimento: 1) Bibliográfico; 2) Levantamento; 3) Estudo de caso; 4) População e amostra. Como resultado das análises as tendências mais conhecidas foram a Liberal e Progressista e as mais utilizadas foram: Libertadora e Construtivista. Além disso, o uso de diferentes estratégias de ensino está diretamente ligado ao tempo de experiência docente o que influi diretamente na construção de habilidades. Por fim, destacamos além das propostas futuras deste estudo a sua relevância social no que tange ao aspecto da interação docente/discente, uma vez que, é neste processo em que ocorre o ensino e esta fase (processo) é um passo que ora precede a aprendizagem ora ocorre simultaneamente com o ensino demostrando assim a importância do pensar na educação superior.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
REBÊLO, Thiago; DA SILVA, Wenderson. TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO DE MANAUS / Pedagogical and didactic trends in higher education. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 32-40, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/242>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##