O ENSINO DE BOTÂNICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE BARCARENA, PARÁ, BRASIL

  • Laila Bonfim
  • Ana Tavares-Martins
  • Ivanete Palheta
  • Alcindo Martins Junior

Resumo

As espécies vegetais do bioma Amazônia constituem uma ferramenta em potencial para subsidiar o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Botânica, que em sua maioria ocorrem de forma teórica, limitadas ao contexto escolar. O presente trabalho objetivou conhecer as práticas pedagógicas empregadas no ensino de Botânica na rede pública e particular no município de Barcarena, Pará, Brasil. Realizou-se a observação participante para se conhecer a estrutura e funcionamento das unidades escolares, assim como o cotidiano das turmas durante as aulas de Botânica. Foram aplicados questionários contendo perguntas abertas e fechadas aos professores e alunos do Ensino Médio. Observou-se que os conteúdos botânicos são vistos de forma superficial, sendo baseados na repetição de conceitos e listas de nomenclaturas científicas. A aula expositivo-teórica é a modalidade didática empregada por 84,6% dos professores e os demais (15,4%) realizam atividades práticas com as turmas. O conhecimento relativo às espécies vegetais usadas no dia a dia revelou que o professor dispõe de uma ferramenta adicional para trabalhar o conteúdo de Botânica de forma que o aluno seja protagonista da ressignificação dos conceitos.

Publicado
2017-05-05
Como Citar
BONFIM, Laila et al. O ENSINO DE BOTÂNICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE BARCARENA, PARÁ, BRASIL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 17, p. 167-176, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/188>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos