NARRATIVAS POPULARES: ALTERNATIVA DIDÁTICA AO ENSINO DE CIÊNCIA
Resumo
O artigo parte de uma reflexão acerca dos tipos de conhecimentos implícitos nas narrativas das populações ribeirinhas da Floresta Nacional de Tefé e sua aplicação prática no processo ensino-aprendizagem de Ciências Naturais. A investigação aponta a possibilidade de entrecruzamento entre os conhecimentos originados no ceio da etnociência e seus saberes tradicionais e o conhecimento Científico sacralizado nos currículos das escolas multisseriadas composta por estudantes do ensino fundamental. O trabalho tem como objetivo evidenciar que narrativas como o conto, o mito e a lenda funcionam como estimulante cognitivo, despertando a curiosidade e fomentando novas perspectivas de compreensão dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais no ensino de Ciências Naturais. Aprender de forma significativa requer pôr em marcha processos e ou esquemas cognitivos complexos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com um enfoque fenomenológico pautada nos referenciais da Antropologia, Biologia, Literatura, Psicologia e Pedagogia. Os resultados obtidos indicam carência de trabalhos que abordem as relações entre a Literatura popular local e o Ensino de Ciências Naturais, e que as narrativas oriundas do imaginário local, em especial os mitos, as lendas e os contos, fornecem possibilidades de contornar dois graves analfabetismos: o científico e o literário.