O USO DO SOFTWARE PhET COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BALANCEAMENTO DE REAÇÃO QUÍMICA

  • Abinadabis Mendes
  • Genilson Santana
  • Erasmo Pessoa Júnior

Resumo

Ensinar os conceitos fundamentais da lei de conservação de massa usando os métodos de balanceamento de equações químicas para estudantes nascidos dentro de uma era digital é um desafio para os professores de química. Neste trabalho foi utilizado o software PhET - Balancing-chemical-equations como uma ferramenta de ensino no balanceamento de equações químicas. Para avaliar o uso do software, escolhemos dois grupos de estudantes de segundo ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Tefé (AM-Brasil). A aplicação do software foi feita em apenas em uma classe (Turma A). Na segunda classe, o conceito equação de equilíbrio de massa foi aprendido apenas pela metodologia clássica (Turma B). Os resultados mostram que o desempenho dos estudantes da Turma A foram superiores aos da Turma B, no balanceamento de equações químicas. Esta descoberta sugere que os alunos da Tuma A foram capazes de entender a lógica para balancear as equações químicas. Além disso, a introdução do software PhET leva o aluno a compreender os significados dos coeficientes e subscritos encontrado nas fórmulas químicas.

Publicado
2017-05-04
Como Citar
MENDES, Abinadabis; SANTANA, Genilson; PESSOA JÚNIOR, Erasmo. O USO DO SOFTWARE PhET COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BALANCEAMENTO DE REAÇÃO QUÍMICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 16, p. 52-60, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/167>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##