JOGO EDUCACIONAL E MEIO AMBIENTE: ADAPTAÇÃO DE UM LIVRO-JOGO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

  • Andréia Guerra Pimentel UFF
  • Glauca Torres Aragon Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Fundação CECIERJ

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência visual (cegos e com baixa visão) na rede regular de ensino depende da disponibilização de materiais comuns aos alunos presentes em sala de aula, independente da capacidade visual de cada um. Por isso, faz-se necessário produzir recursos capazes de estimular interações e aprendizagens. Dessa forma, com o objetivo de motivar a construção de conhecimentos de Ciências Naturais, foi produzido e avaliado o livro-jogo RPG Contaminação de Águas Subterrâneas, adaptado para deficientes visuais. A avaliação foi realizada através de leituras em equipes e questionários, com alunos do 8º e 9º anos do nível de Ensino Fundamental, em duas escolas. Como resultados obteve-se que, de modo geral, os alunos mostraram-se motivados, pois pareciam se divertir durante as discussões. As professoras entrevistadas consideraram que o livro-jogo despertou interesse. A análise dos dados dos questionários pré-teste revelou que a maior parte dos alunos não sabia definir conceitos de agrotóxico e de lençol freático, já no pós-teste verificou-se que houve melhora na definição dos mesmos conceitos. Conclui-se que o livro-jogo motivou os participantes da pesquisa contribuindo para a construção dos conceitos abordados.

Publicado
2019-07-22
Como Citar
PIMENTEL, Andréia Guerra; ARAGON, Glauca Torres. JOGO EDUCACIONAL E MEIO AMBIENTE: ADAPTAÇÃO DE UM LIVRO-JOGO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 12, n. 25, p. 156-165, jul. 2019. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1540>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

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