MATEMÁTICA NOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PESQUISAS BRASILEIRAS

  • Edvonete Souza de Alencar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Mariane dos Santos de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

A presente pesquisa pretende investigar a utilização de jogos e brincadeiras no Ensino da Matemática na Educação Infantil. Considerando que a Matemática é um importante componente na construção da cidadania, se faz necessário o seu trabalho de forma lúdica com as crianças. Desta forma, realizou-se uma busca no Banco de Teses da Capes com as expressões ―Educação Infantil‖, ―Brincadeiras‖ e ―Jogos‖ no qual encontramos três dissertações e duas teses que foram objeto de análise dessa investigação. Concluímos que os trabalhos desenvolvidos nas formações de professores, juntamente com a Educação Inclusiva sobre o ensino da Matemática foram de suma importância para o aprendizado dos discentes, e que o uso de jogos e brincadeiras nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação são ferramentas atrativas para o ensino da Matemática na Educação Infantil.

Publicado
2019-07-22
Como Citar
ALENCAR, Edvonete Souza de; OLIVEIRA, Mariane dos Santos de. MATEMÁTICA NOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PESQUISAS BRASILEIRAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 11, n. 24, p. 87-103, jul. 2019. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1536>. Acesso em: 05 dez. 2019.
Seção
Artigos