APRENDENDO COM OS ABARÉS

  • Jackeline Sarmento
  • Salatiel Gomes

Resumo

O projeto de aprendizagem „Aprendendo com os Abarés‟ objetivou evidenciar as contribuições do trabalho interdisciplinar e das socializações para o processo de aprendizagem das crianças do CMEI Cristo Rei. O trabalho interdisciplinar integra os conteúdos sem fragmentá-los desenvolvendo nas crianças uma visão mais abrangente e propiciando o desenvolvimento das diferentes linguagens, por meio de interações e brincadeiras. O projeto adotou como metodologia as sequências didáticas, a partir da leitura do livro Curumim Abaré imitando os animais, desenvolveu-se atividades que integraram todos eixos da Educação Infantil. Envolvendo 12 turmas nos turnos matutino e vespertino. Sendo 6 turmas de 1° período: 4 turmas com 25 alunos e duas turmas com 17 alunos e 6 turmas de 2° período com 25 alunos. O projeto dividiu-se em duas etapas: a primeira com atividades realizadas na sala de aula e áreas externas do CMEI e a segunda relativa a culminância desenvolvida em três dias. O projeto além de alcançar o objetivo proposto, proporcionou uma mudança na metodologia adotada no CMEI que passou a utilizar as sequências didáticas tornando o trabalho interdisciplinar e devolveu a criança o protagonismo, visto que grande parte do trabalho realizado centrava-se nas atividades desenvolvidas pelas docentes, após o projeto o centro de todo planejamento e execução do planejado passou a ser as crianças, que criam, aprendem e apresentam seus trabalhos nas socializações, desenvolvendo-se assim de forma integral.

Publicado
2017-05-04
Como Citar
SARMENTO, Jackeline; GOMES, Salatiel. APRENDENDO COM OS ABARÉS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 121-129, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/152>. Acesso em: 17 out. 2019.
Seção
Artigos