TEMAS TRANSVERSAIS, OFICINAS PEDAGÓGICAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
Resumo
Este trabalho de cunho teórico, objetiva discutir a relação pedagógica e a dinâmica professor – aluno - conhecimento, a partir da aprendizagem significativa e suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem no Ensino de Ciências na Amazônia. A fundamentação teórica tem seus alicerces em Ausubel (1978,1980,2002), maior expoente dessa teoria, além de Moreira (2006), Candau (1999) e ainda em (DELIZOICOV e ANGOTTI, 1998), quanto à realidade vivenciada por nossos estudantes alijados dos processos de significação e construção reflexiva do saber científico, como pressupõem nossos PCNs (BRASIL, 1998). Deste referencial, abstraímos numerosas e inusitadas considerações que se coadunam harmonicamente com o Ensino de Ciências e que são discutidas nas tessituras que permeiam todo o texto. Em considerações finais, falar de aprendizagem significativa é assumir que aprender possui um caráter dinâmico que exige ações de ensino direcionadas para que os aprendizes aprofundem e ampliem os significados elaborados mediante às participações ativas nas situações de aprendizagem.