DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM

  • Mayara Silva
  • Cynara Carmo

Resumo

Atualmente, muito se fala sobre a baixa qualidade do ensino, inclusive no Ensino de Ciências. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico do Ensino de Ciências Naturais em uma escola pública do município de Parintins-AM. Este trabalho foi desenvolvido com discentes e docentes do Ensino Fundamental e, entidade escolar. O diagnóstico procedeu-se através do preenchimento de questionário, com questões quantitativas e qualitativas, durante três meses. Com a tabulação e tratamento dos dados em planilha do Excel. 81,25% dos alunos responderam que entendem o ensino de Ciências como disciplina que ensina sobre meio ambiente, animais, corpo humano, solo, plantas, etc.79,10% responderam que gostam da disciplina, pois ensina a conhecer o corpo humano, os seres vivos, o meio ambiente, etc. 50,74% dos alunos responderam que o professor utiliza uma linguagem fácil para explicar os conteúdos de Ciências. 82,08% dos alunos marcaram a opção “o barulho na sala” dentre os motivos que dificultam entender melhor os assuntos de Ciências. 73,13% responderam que o professor mostra onde determinado assunto de Ciências pode ser relacionado ao seu dia-a-dia. 86,56% dos alunos responderam que o professor costuma utilizar nas aulas o livro didático como recursos didáticos. 52,23% dos alunos responderam que não são realizadas aulas práticas no laboratório. 91,04% marcaram a opção experimentos, para técnicas de ensino que gostariam que fossem mais usadas nas aulas. 37,31% dos alunos responderam que as aulas precisam melhorar. Os professores realizam planejamento bimestral, e seguem o conteúdo programático. A aula expositiva foi apresentada como a modalidade mais utilizada pelos professores. A escola apresenta índices de aproveitamento no IDEB de 5,5 em 2011, no ENEM de 544,67 em 2010 e no IDEAM de 4,8 em 2010. A realização deste estudo permitiu constatar que o ensino desta disciplina ainda requer mudanças em relação a sua metodologia e didática para que se alcancem os objetivos esperados e desejados. Os problemas do ensino estão relacionados com a concepção de Ciência e Educação que permeia nossa prática e com a concepção de ensino-aprendizagem que se estabelece na sala de aula. Requerendo mais interação entre a teoria e a prática, para que os estudantes, do ensino fundamental, adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias.

Publicado
2017-05-04
Como Citar
SILVA, Mayara; CARMO, Cynara. DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 45-55, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/144>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos

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