DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

  • Eliana Aparecida de Morais Silva IFMT
  • Marcelo Franco Leão IFMT

Resumo

A experimentação é um dos principais fundamentos para levar a compreensão dos complexos conceitos químicos, por isto a temática necessita ser discutida desde o processo de formação inicial de professores desta disciplina. O estudo objetivou investigar as dificuldades e contribuições que a experimentação proporcionou durante a licenciatura em química do IFMT Campus Confresa. A pesquisa é descritiva e exploratória, cuja abordagem é qualitativa. Sua realização se estendeu desde novembro de 2016 até março de 2017. Inicialmente fez-se busca no Projeto Pedagógico de Curso para verificar a ênfase dada a experimentação. Formulários eletrônicos foram utilizados para coletar dados com onze professores formadores e com dezenove egressos desse curso. Para analisar esses resultados, utilizou-se a análise de conteúdos. As principais dificuldades encontradas foram: poucas aulas experimentais, falta de materiais, infraestrutura, despreparo dos professores formadores. As principais contribuições da experimentação relatadas foram: a compreensão dos conceitos teóricos, a construção de habilidades para ensinar e a complementariedade entre teoria e prática. Logo, a experimentação proporciona construir saberes docentes tanto no campo conceitual como no campo didático e proporciona aos futuros professores poderem explorar as atividades experimentais no decorrer de aulas que ministrarem para ensinar química.


 


 


One of the main grounds for understanding the chemical complex concepts, is the experimentation, because of this, the theme needs to be discussed since the inicial teacher training of this discipline. The study aimed to investigate the difficulties and contributions that the experimentation provided during the teacher training in chemistry of the IFMT Campus Confresa. The research is descriptive and exploratory, whose approach is qualitative. Its accomplishment extended from November 2016 until March 2017. Initially a search was made in the Course Pedagogic Project to verify the emphasis given to experimentation. Electronic forms were used to collect data with eleven teachers and nineteen graduates of this course. To analyze these results, we used the content analysis. The main difficulties encountered were: few experimental classes, lack of materials, infrastructure, unprepared teacher trainers. The main contributions of the experimentation reported were: the understanding of theoretical concepts, the construction of teaching skills and the complementarity between theory and practice. Therefore, the experimentation provides to build teaching knowledge both in the conceptual field and in the didactic field and provides the future teachers to be able to explore the experimental activities during their chemistry classes.

Publicado
2018-12-28
Como Citar
SILVA, Eliana Aparecida de Morais; LEÃO, Marcelo Franco. DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 11, n. 24, p. 153-159, dez. 2018. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1277>. Acesso em: 19 out. 2019.
Seção
Artigos