FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA REFLEXIVA: PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO PARA CIÊNCIAS E A MATEMÁTICA

  • Gláucia Britto Barreiros UEM
  • Dulcinéia Ester Pagani Gianotto UEM

Resumo

A reflexão sobre a prática docente tem se consolidado como eficiente abordagem na formação crítica de professores. Assim, o presente trabalho tem por objetivo realizar um levantamento de teses e dissertações no Brasil, que compartilham dos pressupostos da reflexão sobre o fazer, desenhado pela cultura reflexiva, no qual Donald Schön (1992) se destaca. Para alcançar este objetivo desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007; GIL, 2010), utilizando o Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a busca e seleção das produções. A análise resultou na leitura de trabalhos 89 resumos, sendo 25 da área de concentração de Ensino de Ciências e Matemática, que culminaram em 6 eixos temáticos. Verificou-se nos eixos uma gama de assuntos que caminharam sob duas frentes principais: a primeira que discuti um ideal de professor que reflete, utilizando Donald Schön como referência; e a segunda que por meio de práticas, atividades e dinâmicas, busca construir esta formação reflexiva junto aos licenciandos/professores.


 


The reflection about the teaching practice has been consolidated as an efficient approach in the critical formation of teachers. Thus, the present work aims to carry out a survey of theses and dissertations in Brazil, which share the presuppositions of reflection on doing, drawn by the reflexive culture, in which Donald Schön (1992) stands out. In order to reach this goal a bibliographic research was developed (LIMA, MIOTO, 2007; GIL, 2010), using the Thesis Catalog of the Coordination of Improvement of Higher Level Personnel (CAPES) for the publication search and selection. We analyzed 89 abstract, in which 25 were from the field of ​​Science and Mathematics Education, which culminated in 6 thematic axes. There was a range of issues on two main fronts: the first one I discussed as an ideal reflective teacher's, using Donald Schön as a reference; and the second, through practices, activities and dynamics, seeks to build this reflexive thought among graduating/ teachers.

Publicado
2018-12-28
Como Citar
BARREIROS, Gláucia Britto; GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA REFLEXIVA: PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO PARA CIÊNCIAS E A MATEMÁTICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 11, n. 24, p. 18-30, dez. 2018. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1270>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos