EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE OLERICULTURA POR MEIO DO MÉTODO DE PROJETO

  • Angelita Picazevicz
  • Gabriel Santos

Resumo

A educação profissional deve pensar na formação do indivíduo não apenas como profissional, mas também enquanto cidadão. Dessa forma o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo ensino-aprendizagem na educação profissional por meio do método de projeto utilizando a produção de mudas de alface. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Cacoal, com discentes do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. Para a coleta de dados quanto à influência do método de projeto no processo ensino-aprendizagem foram utilizados questionários (diagnóstico e pós-teste), respondidos em um espaço temporal pelos discentes envolvidos na pesquisa, e também foram realizadas observações, anotações, bem como relatórios e planilhas apresentados pelos discentes com posterior análise quali-quantitativa dos dados. Verificou-se participação ativa dos estudantes, sendo que predominou o trabalho em equipe e o interesse pela investigação, bem como a preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos olericultores da região. Por meio dos resultados conclui-se que o ensino-aprendizagem por meio do método de projeto contribui para a construção do conhecimento, favorecendo assim a aprendizagem significativa, uma vez que, os estudantes construíram saberes, contudo a aprendizagem é processo.

Publicado
2017-05-02
Como Citar
PICAZEVICZ, Angelita; SANTOS, Gabriel. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE OLERICULTURA POR MEIO DO MÉTODO DE PROJETO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 13, p. 48-68, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/102>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

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