INFLUÊNCIA DA SOCIALIZAÇÃO NA SATISFAÇÃO: AS MAIORES DIFICULDADES PARA A ADAPTAÇÃO DO SERVIDOR

  • Mônica Lopes Costa UFAM
  • Sálvio Rizzato UNILEON

Resumo

Com o progresso do pensamento administrativo, a mudança na estrutura organizacional tem sido cada vez mais necessária para se adequar ao novo modelo de gestão de pessoas que hoje deixou de ser apenas um departamento de pessoal, responsável por contratações, demissões e elaboração de folha de pagamento para transformar-se em um setor que trata também de gerir pessoas, sendo responsável desde o momento do recrutamento e seleção passando pelo treinamento, capacitação, desenvolvimento e manutenção destas pessoas nas organizações. De todas as atividades pertinentes ao setor de Gestão de Pessoas foi verificada a inexistência de um processo de integração na Universidade do Estado Amazonas, diante desta situação foi dado enfoque em um estudo sobre a influência da socialização em relação à satisfação dos servidores da Universidade do Estado do Amazonas e foi elaborada uma proposta de Integração para os servidores da UEA. Diante disso, o presente artigo objetivou explanar sobre os principais elementos característicos da gestão de pessoas como a Evolução do setor de Recursos Humanos e também como se deu esta evolução no Brasil bem como o contexto atual do setor de recursos humanos e a importância do Processo de Integração nas empresas. A partir de uma análise teórica, em literatura especializada, para atingir o objetivo proposto, a pesquisa desenvolvida caracterizou-se como descritiva, com abordagem qualitativa em face dos conceitos dos diversos autores citados no decorrer do projeto. Justificou-se este estudo pela necessidade de se propor uma sugestão de melhoria para ser implementada na UEA para o momento de ingresso dos novos servidores, para desta forma minimizar os diversos problemas decorrentes da falta de um Processo de Integração de Pessoal.

Publicado
2018-01-01
Como Citar
COSTA, Mônica Lopes; RIZZATO, Sálvio. INFLUÊNCIA DA SOCIALIZAÇÃO NA SATISFAÇÃO: AS MAIORES DIFICULDADES PARA A ADAPTAÇÃO DO SERVIDOR. Amazon Business Research, [S.l.], n. 2, p. 140-164, jan. 2018. ISSN 2595-8909. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/abr/article/view/1115>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos