RODAS QUE ESCUTAM:

A PESQUISA-FORMAÇÃO NOSDOSCOM E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Eliseanne Lima da Silva Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a Educação Inclusiva a partir da experiência de uma formadora do Projeto OFS/SEMED Manaus no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Renata Holanda de Souza Gonçalves, na Zona Leste da capital amazonense. A pesquisa-formação, fundamentada nos estudos dos cotidianos escolares, evidencia o papel fundamental da formação docente na construção de práticas pedagógicas que acolham as diversidades das diferentes infâncias no espaço educativo-escolar. Por meio de rodas de conversa, procedimentalmente calcadas nas metodologias ativas, a pesquisa-formação encontra elementos vivenciais e potenciais de escuta e compromisso coletivo com vistas à construção de propostas formativas de profissionais da educação em serviço.

Publicado
2025-10-02
Como Citar
DA SILVA, Eliseanne Lima. RODAS QUE ESCUTAM:. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 7, out. 2025. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/4635>. Acesso em: 10 nov. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i7.4635.