“SEU CASO, NOSSO CASO”: A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO COTIDIANO VIVIDO E SENTIDO NA ESCOLA MUNICIPAL PINTOR LEONARDO DA VINCI EM MANAUS AM (2025)

  • Johmara Assis A. Santos Secretária Municipal de Educação

Resumo

Este artigo aborda a realidade da Educação Especial e Inclusiva na Escola Municipal Pintor Leonardo Da Vinci, em Manaus, no ano de 2025. Relatos de professores indicam o aumento do número de estudantes atípicos nas salas de aula, o que tem gerado desafios significativos para a atuação dos docentes. A pesquisa investiga a formação continuada de professores por meio de uma Pós-graduação oferecida pela UEA, em parceria com a SEMED, focada na Educação Especial e Inclusiva. O curso híbrido integra teoria e prática, visando adaptar as práticas pedagógicas às necessidades dos alunos com deficiência ou transtornos, como o TEA. A análise do "Meu Caso" e "Nosso Caso", atividades realizadas pelos professores, reflete sobre as dificuldades e estratégias pedagógicas aplicadas no contexto escolar. O estudo aponta que, apesar dos avanços, ainda são necessários recursos pedagógicos, apoio psicológico e a adaptação do currículo municipal para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva. A formação continuada dos docentes e a adaptação dos espaços escolares são essenciais para o sucesso dessa inclusão.

Publicado
2025-10-02
Como Citar
A. SANTOS, Johmara Assis. “SEU CASO, NOSSO CASO”: A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO COTIDIANO VIVIDO E SENTIDO NA ESCOLA MUNICIPAL PINTOR LEONARDO DA VINCI EM MANAUS AM (2025). Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 7, out. 2025. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/4612>. Acesso em: 10 nov. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i7.4612.