“SEU CASO, NOSSO CASO”: A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO COTIDIANO VIVIDO E SENTIDO NA ESCOLA MUNICIPAL PINTOR LEONARDO DA VINCI EM MANAUS AM (2025)
Resumo
Este artigo aborda a realidade da Educação Especial e Inclusiva na Escola Municipal Pintor Leonardo Da Vinci, em Manaus, no ano de 2025. Relatos de professores indicam o aumento do número de estudantes atípicos nas salas de aula, o que tem gerado desafios significativos para a atuação dos docentes. A pesquisa investiga a formação continuada de professores por meio de uma Pós-graduação oferecida pela UEA, em parceria com a SEMED, focada na Educação Especial e Inclusiva. O curso híbrido integra teoria e prática, visando adaptar as práticas pedagógicas às necessidades dos alunos com deficiência ou transtornos, como o TEA. A análise do "Meu Caso" e "Nosso Caso", atividades realizadas pelos professores, reflete sobre as dificuldades e estratégias pedagógicas aplicadas no contexto escolar. O estudo aponta que, apesar dos avanços, ainda são necessários recursos pedagógicos, apoio psicológico e a adaptação do currículo municipal para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva. A formação continuada dos docentes e a adaptação dos espaços escolares são essenciais para o sucesso dessa inclusão.