SABERES UNIVERSIDADE ESCOLA: NARRATIVAS DE ASSISTENTES DOCENTES CURSISTAS

  • Ana Michelle Michelle de Carvalho Martins SEMED

Resumo

Resumo


O presente artigo ressalta a construção de processos pedagógicos e experiências resultantes do trabalho desenvolvido com os egressos cursistas do Curso de Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente, oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), e o Projeto Oficina de Formação em Serviço (OFS), por meio do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE), e da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). Neste cenário, as narrativas de ADs Cursistas, nos remetem a reflexões de saberes compartilhados e apreendidos no percurso da formação continuada e na contrapartida a práticas da docência do viverpensarsentir[1] o cotidiano nas escolas no Programa Assistência à Docência (PAD). O trabalho desenvolvido é norteado pela pesquisa formação a partir dos estudos nos/dos/com os cotidianos, dialogando com alguns autores como Alves (2003), Candau (1996), Gatti (2014), Morin (2015), Nóvoa (2009) e Certeau (1994), a fim de tecermos a interlocução sobre a imersão nas práticas educativas nos espaçostempos da formação docente continuada por caminhos que aproximam saberes da Universidade com os saberes da Escola.


 


[1] A utilização de duas ou mais palavras juntas e/ou uso gráfico (/), neste artigo foi empreendida no LEPETE, a partir dos estudos no grupo de pesquisa do Cineconversas, nos/dos/com os cotidianos com Nilda Alves (2003), fundamentada por Michel de Certeau (1994) sobre o cotidiano e os sujeitos praticantes.

Publicado
2024-09-11
Como Citar
DE CARVALHO MARTINS, Ana Michelle Michelle. SABERES UNIVERSIDADE ESCOLA: NARRATIVAS DE ASSISTENTES DOCENTES CURSISTAS. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 5, set. 2024. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3846>. Acesso em: 11 out. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i5.3846.