REFLEXÃO DO COTIDIANO E DA PRÁTICA ESCOLAR: OS PROJETOS DE GESTÃO COMO PRÁXIS DEMOCRÁTICA INCLUSIVA NO CONTEXTO DA COVID-19 EM MANAUS-AM
Resumo
A experiência metodológica vivenciada a partir do trabalho de pesquisa-formação, “Reflexão do cotidiano e da prática escolar: os projetos de gestão como práxis democrática inclusiva no contexto da covid-19 em Manaus-AM”, teve como objetivo principal, colaborar com a formação continuada em serviço da equipe gestora de escolas municipais, envolvendo diretores (as), pedagogos (as) e secretários (as), por meio da pesquisa e da elaboração de projetos de gestão inclusivos e democráticos. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com foco na figura dos gestores como pesquisadores de suas práticas, experienciadas nos encontros formativos coletivos e individuais de conversa e observação in loco, a partir do exercício do pensar, questionar e da escuta ativa. Sua relevância se deu por envolver a trajetória formativa dos sujeitos, valorizando seus conhecimentos, saberes, experiências, permitindo a expressão do sentir e atuar frente a inusitada realidade escolar na pandemia de COVID-19, estabelecendo diferentes formas democráticas de cooperação e respeito entre os atores escolares.