REFLEXÃO DO COTIDIANO E DA PRÁTICA ESCOLAR: OS PROJETOS DE GESTÃO COMO PRÁXIS DEMOCRÁTICA INCLUSIVA NO CONTEXTO DA COVID-19 EM MANAUS-AM

  • ROSANA MARQUES DE SOUZA SEMED
  • Samara Oliveira de Magalhães

Resumo

A experiência metodológica vivenciada a partir do trabalho de pesquisa-formação, “Reflexão do cotidiano e da prática escolar: os projetos de gestão como práxis democrática inclusiva no contexto da covid-19 em Manaus-AM”, teve como objetivo principal, colaborar com a formação continuada em serviço da equipe gestora de escolas municipais, envolvendo diretores (as), pedagogos (as) e secretários (as), por meio da pesquisa e da elaboração de projetos de gestão inclusivos e democráticos. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com foco na figura dos gestores como pesquisadores de suas práticas, experienciadas nos encontros formativos coletivos e individuais de conversa e observação in loco, a partir do exercício do pensar, questionar e da escuta ativa. Sua relevância se deu por envolver a trajetória formativa dos sujeitos, valorizando seus conhecimentos, saberes, experiências, permitindo a expressão do sentir e atuar frente a inusitada realidade escolar na pandemia de COVID-19, estabelecendo diferentes formas democráticas de cooperação e respeito entre os atores escolares. 

Publicado
2024-09-11
Como Citar
DE SOUZA, ROSANA MARQUES; DE MAGALHÃES, Samara Oliveira. REFLEXÃO DO COTIDIANO E DA PRÁTICA ESCOLAR: OS PROJETOS DE GESTÃO COMO PRÁXIS DEMOCRÁTICA INCLUSIVA NO CONTEXTO DA COVID-19 EM MANAUS-AM. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 5, set. 2024. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3823>. Acesso em: 11 out. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i5.3823.