EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM PESQUISASFORMAÇÕES NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS ESCOLARES EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Alice Ramos Oliveira Semed

Resumo

Resumo


Este artigo discute sobre o Projeto Oficina de Formação em Serviço (OFS), desenvolvido no período de 2021 a 2023 nos cotidianos escolares de duas escolas públicas municipais de Manaus, por meio do Curso de Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus e Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Trata-se da síntese de resultados de pesquisa empírica, com o objetivo de construir processos formativos que identifiquem as problemáticas, potencialidades e intervenções pedagógicas para melhorar os aspectos reflexivos, transformativos, de qualificação profissional e de progressão na carreira profissional dos professores, pedagogos, gestores, secretários escolares e alunos egressos. Destaca-se que, a partir dos problemas evidenciados nos diversos cotidianos escolares, construiu-se coletivamente a matriz problematizadora da escola. Isso se fez necessário, pois com esse novo olhar da pesquisaformação, pôde-se descrever as situações-problemas para, em seguida, definir o projeto formativo construído pelos professores e professoras das escolas participantes do Projeto OFS.

Publicado
2024-09-11
Como Citar
OLIVEIRA, Alice Ramos. EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM PESQUISASFORMAÇÕES NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS ESCOLARES EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 5, set. 2024. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3776>. Acesso em: 11 out. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i5.3776.